Seja para momentos de expansão da empresa ou para iniciar um negócio, a locação de um escritório é uma grande responsabilidade para os empreendedores, e deve ser realizada com máxima atenção e cuidado.
Afinal, realizar a locação de um escritório de maneira equivocada ou se arrepender da escolha pode acabar gerando grandes transtornos e dores de cabeça.
Para evitar esta situação, preparamos um artigo com os cinco erros mais comuns cometidos pelos empreendedores ao alugar um escritório próprio.
Continue a leitura e saiba o que evitar na hora de procurar uma sala comercial para instalar o seu negócio!
1. Deixar de comparar ofertas
Quando o assunto é locação de imóvel, existem milhares de ofertas e opções disponíveis pela cidade. E para garantir a escolha de melhor custo-benefício, é recomendável fazer uma pesquisa na região, visitando diferentes opções de espaços e comparando as ofertas.
Afinal, existem diversos tipos de escritório, de tamanhos diversos e serviços adicionais variados.
Além de comparar as ofertas, é importante também conferir quais são as diferenças que existem entre cada escritório, e qual opção melhor atende às necessidades da empresa.
2. Ignorar os custos adicionais
A locação de um imóvel comercial envolve muito mais do que apenas custear a mensalidade do espaço. É preciso também arcar com despesas como taxa de condomínio, luz e água, internet, telefone, limpeza, entre outros.
Por isso, quem busca alugar um escritório tradicional pensando na redução de custos pode ter uma surpresa não tão positiva ao se deparar com gastos adicionais que podem duplicar ou triplicar o valor do aluguel.
3. Não considerar a localização
Fatores como o tamanho do espaço ou o preço acessível são grandes atrativos que encantam o cliente e podem acabar se sobrepondo a um fator fundamental: a localização do escritório.
Considerando que o escritório será utilizado para realizar as atividades da empresa e receber clientes e parceiros, não se atentar para a localização do espaço é um erro que deve ser evitado.
Afinal, alugar uma sala comercial em um bairro distante e pouco movimentado, por exemplo, pode dificultar o acesso das pessoas, além de representar, em alguns casos, um gasto extra com vale-transporte para os colaboradores.
Por isso, na hora de alugar um escritório vale investir em um endereço de fácil acesso e bem localizado, em regiões centrais ou comerciais da cidade.
4. Dimensionar o espaço incorretamente
Um dos erros mais comuns ao escolher um escritório para alocar a empresa é não calcular corretamente o espaço. Ou seja, o empreendedor acaba alugando uma sala comercial que não comporta todos os funcionários ou que não atende aos planos de expansão do negócio.
Este erro de cálculo pode resultar em um escritório pequeno para acomodar colaboradores e clientes, e inadequado para o desempenho das atividades do negócio.
Para acertar na escolha do escritório e evitar uma nova mudança a curto e médio prazo, vale considerar alguns questionamentos, como:
- A empresa tem planos para crescer rapidamente ou contratar mais funcionários?
- Qual tipo de ambiente é o mais adequado para as necessidades do negócio?
- A empresa demanda uma estrutura física robusta?
Entre outros…
5. Não verificar a documentação
Antes de fechar negócio, é importante verificar toda a documentação envolvida na locação do escritório para evitar surpresas negativas e incômodos futuros.
Por isso, é essencial ler o contrato com calma , revendo as cláusulas de rescisão, os valores apresentados, os deveres e obrigações do locador, além de direitos e benefícios do locatário.
Precisa de um escritório? Conte com a BQ!
A BQ Escritórios e Coworking oferece escritórios mobiliados completos para empresas de diferentes segmentos e portes, além de diversos serviços de apoio para facilitar o dia a dia dos usuários, como:
- equipamento multimídia;
- serviço de boy e motoboy;
- cópias, impressões e fax;
- entregas e malotes;
E muito mais!
Nossos escritórios mobiliados são a solução ideal para negócios que necessitam de agilidade, pois podem ser utilizados em até 24 horas da contratação, e apresentam um ambiente completo, com mobiliário, telefonia e internet, atendimento telefônico e correio de voz, serviços de manutenção, suporte técnico, copa e limpeza.
Na BQ, você se preocupa apenas com o crescimento do seu negócio, e nós cuidamos de todo o resto!
Entre em contato com a nossa equipe, conheça os ambientes profissionais da BQ e se torne nosso parceiro.