Devido à pandemia do coronavírus, que marcou o ano de 2020, centenas de empresas precisaram investir no trabalho remoto como solução para manter os processos em dia e respeitar o isolamento social. Com isso, os aplicativos de gestão se tornaram parte da rotina dos profissionais que trabalham a distância.
Isso porque esses aplicativos auxiliam na administração dos colaboradores em home office, no acompanhamento de tarefas, na realização de processos, na organização das finanças e documentos e diversas outras facilidades de qualquer lugar fora do escritório.
Além de facilitar a administração a distância, os aplicativos de gestão também permitem que o empresário foque seu tempo em atividades mais importantes, otimizando processos e reduzindo erros que poderiam passar despercebidos.
Aplicativos de gestão para o seu negócio
Existem milhares de ferramentas e aplicativos de gestão que auxiliam nas mais diversas atividades de uma empresa, desde o controle das finanças e a elaboração de relatórios, até o relacionamento com os clientes e os processos de logística.
Para facilitar os gerenciamentos de processos da empresa não somente durante as épocas de trabalho remoto, reunimos algumas dicas de aplicativos de gestão para empreendedores e profissionais autônomos.
Confira os aplicativos que selecionamos:
Organização
Seja em um escritório tradicional ou no trabalho remoto, a organização de documentos, pastas e arquivos é fundamental para os processos de qualquer empresa.
1 - Google Drive
Aplicativo bem popular entre usuários e empresas, o Google Drive é utilizado para armazenar pastas, documentos, arquivos, imagens, vídeos e áudios na nuvem, de forma mais segura e eficiente.
As funcionalidades do Google Drive permitem o compartilhamento de arquivos e o acesso a documentos mesmo sem conexão com a internet.
Como o Google Drive armazena tudo na nuvem, o empreendedor ou gestor não corre riscos de perder arquivos importantes, além de ter acesso às pastas sempre que precisar e em qualquer lugar.
2 - Evernote
Aplicativo para anotações e organização de arquivos, o Evernote permite criar lembretes, registrar ideias e insights, armazenar imagens e organizar todos os documentos em fichários, facilitando a ordenação e a identificação de arquivos.
Além dessas facilidades, o Evernote permite o compartilhamento de documentos e notas com outras pessoas.
Reuniões online
Com as equipes trabalhando de maneira remota, as reuniões online se tornaram quase que diárias. Para garantir um bom desempenho durante esses encontros, é preciso contar com aplicativos eficientes.
3 - Google Meet
O Google Meet é o aplicativo de reuniões do Google, e permite criar videoconferências para até 250 pessoas tanto pelo computador quanto pelo celular.
A grande vantagem do Google Meet é que ele utiliza um número de telefone, possibilitando que as pessoas participem da reunião mesmo estando desconectadas da internet.
4 - Zoom
O Zoom é uma plataforma para reuniões e videoconferências online que permite, em sua versão gratuita, encontros com até 100 pessoas, o compartilhamento de telas e a utilização de salas simultâneas.
No entanto, a plataforma limita o tempo dos encontros. Cada reunião pode durar, no máximo, 40 minutos.
Gerenciamento de atividades
Um dos maiores desafios do trabalho remoto é gerenciar as equipes e garantir que todos estejam realizando suas atividades conforme os prazos estipulados. Com o uso de aplicativos de gestão o empreendedor consegue administrar as tarefas, controlar as equipes e acompanhar a evolução dos projetos mesmo estando fora de um escritório.
5 - Asana
A Asana é um aplicativo para administrar a rotina e realizar o gerenciamento de equipes online.
Com esta ferramenta é possível criar listas de tarefas, delimitar times, delegar atividades específicas para cada colaborador, gerar comentários e criar quadros de gestão de projetos e checklists para dar andamento às tarefas da empresa.
A Asana ainda oferece um chat para a comunicação em tempo real entre os profissionais, além de um calendário com as datas de entrega de projetos e gráficos que demonstram a evolução dos trabalhos.
6 - Trello
Um dos aplicativos de gerenciamento de equipes, tarefas e processos mais populares entre as empresas, o Trello permite que o colaborador “personalize” a ferramenta conforme as suas necessidades.
Com o Trello é possível organizar tarefas, definir prioridades, controlar processos e gerenciar projetos e equipes de maneira visual e intuitiva.
Este aplicativo pode ser utilizado em computadores e celulares, facilitando o acesso em qualquer lugar. Além disso, as alterações realizadas por um dos usuários são notificadas aos demais logados, garantindo uma troca de informações rápida e a otimização na realização das tarefas.
Logística
Quem trabalha com o comércio eletrônico deve ter uma atenção especial aos processos de logística da empresa. Afinal, esta etapa pode gerar muitos transtornos se for negligenciada.
7 - Melhor envio
O Melhor envio é uma ferramenta de abrangência nacional, que realiza a negociação de fretes com as maiores transportadoras e repassa os descontos aos clientes.
Para utilizar o Melhor envio, basta fazer uma cotação informando os CEPs de origem e destino da encomenda, selecionar a modalidade escolhida e realizar o pagamento online.
Feedback do público
Ao prestar um serviço ou oferecer um produto, é preciso acompanhar o nível de satisfação dos clientes com a empresa e conferir os feedbacks, a fim de entregar o melhor serviço ao público.
8 - Trustvox
O Trustvox é uma ferramenta que verifica a autenticidade das opiniões de clientes que compraram em um e-commerce ou loja virtual.
Basicamente, a plataforma coleta as opiniões deixadas pelos consumidores e certifica a veracidade das informações, identificando e eliminando possíveis perfis falsos.
O Trustvox pode ser integrado a softwares de gestão e cadastro de clientes, além de enviar formulários e pesquisas de satisfação por e-mail.
9 - SurveyMonkey
O SurveyMonkey é uma excelente ferramenta para criar pesquisas de opinião e questionários de forma rápida e simples, ideal para compreender as necessidades dos clientes e percepções sobre a empresa.
Com o SurveyMonkey ainda é possível compartilhar os resultados das pesquisas por redes sociais, e-mail ou mensagens de texto.
Se você gostou das sugestões que mostramos hoje e quer conferir outros assuntos relacionados à gestão a distância, acesse nosso artigo “Dicas para gerenciar equipes remotas”.
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