30 de Abril 2019

5 Dicas que você precisa saber antes de entrar em um Coworking

5 Dicas que você precisa saber antes de entrar em um Coworking

Em definição, coworking é o ato de trabalhar junto e de maneira compartilhada. Em um espaço de coworking, profissionais de diferentes áreas e perfis de negócio nutrem valores de comunidade buscando sinergia entre si.

A partir das últimas duas décadas do século XX, houve uma proliferação de novos modelos de negócio e formas de trabalhar. Atualmente tanto novos empreendedores quanto empresários com negócios consolidados estão sempre atentos às novas possibilidades de organizar suas equipes e projetos a partir da visão do chamado Escritório do Futuro.

Na visão do Escritório do Futuro, prioriza-se o bem-estar do trabalhador, entendendo que ele é responsável pelos resultados e pela produtividade. Sai de cena a lógica do controle e suas avaliações quantitativas, o que implicava em horários rigorosos e processos engessados, para dar lugar à gestão por desempenho e da qualidade de entrega.  

É nesse contexto que surgem os coworkings, para oferecer mais do que um novo espaço, uma experiência de trabalho inovadora alinhada à mudança de perspectiva sobre o trabalho. São muitas as vantagens que o coworking oferece, mas é preciso ter consciência de suas possibilidades para escolher os melhores pacotes e espaços para alocar sua equipe.

Confira abaixo 5 pontos importantes para planejar bem suas escolhas. Você encontra informações mais aprofundadas sobre todos os pontos apresentados no e-book 5 Dicas que você precisa saber antes de entrar em um Coworking, preparado pela BQ Escritórios.

1 - Conheça as vantagens que o espaço oferece

Um espaço que esteja dentro da proposta do Coworking precisa entregar:

  • Ambiente estimulante, que ofereça de espaços privados a lounges, disponível ou indisponível para interação social, em que seja possível garantir sua produtividade e em outros momentos usufruir das possibilidades de networking.
  • Pacotes e opções flexíveis, que permitam que você invista nos espaços de acordo com as demandas de seus projetos e com o crescimento de sua empresa.

2 - Entenda a dinâmica do coworking

Na prática, um profissional que opta por trabalhar nesse formato escolhe entre as opções de locar o espaço por: hora, semana, mês ou outros pacotes possíveis. O coworker tem acesso a mesa compartilhada para trabalho, internet, sala de reunião e treinamento, telefone, impressora, entre outros serviços. A manutenção da estrutura e do lugar fica a cargo da gestão do espaço.

3 - Estude os locais e pacotes ideias para seu modelo de negócio

Há opções diferentes e mais vantajosas para cada tipo de negócio: Pequenas e médias empresas; Freelancers, Startups ou Organizações. Entender como o coworking vai atender a sua demanda especificamente, ajuda tanto na escolha dos pacotes quanto na comunicação dos benefícios para sua equipe.

4 - Avalie a relação custo-benefício para além do custo fixo

Se você colocar na ponta do lápis, muitas vezes o investimento de instalar e manter uma sala ou um escritório convencional é maior do que locar espaços em um coworking. Entretanto é importante considerar também que além da economia financeira, há uma série de ganhos para os empresários como networking, flexibilidade e proximidade com outros players, além das vantagens para os funcionários como mobilidade e ambiência, que devem ser colocadas na equação. Todas essas vantagens podem interferir na rentabilidade da empresa e não apenas no seu custo fixo.

5  - Encontre as empresas que entendam a proposta do coworking

É comum algumas empresas oferecerem espaços compartilhados, em que é possível dividir custos mensais, mas que ainda seguem uma lógica de locação tradicional, implicando em uma experiência de escritório improvisado. É preciso entender a proposta do coworking para que se possa usufruir de suas vantagens.

A BQ Escritórios investe há 20 anos nessa proposta e vem oferecendo espaços com estrutura inteligente que proporciona conforto e economia para quem procura esse formato de trabalho. Além de um ambiente estimulante e uma infraestrutura completa de serviços, a empresa se preocupa em promover um networking genuíno com cafés da manhã corporativos e descontos em eventos da área.

Coworking

Notícias relacionadas

10 de Outubro 2024
Coworking
Quais tipos de empresas utilizam um espaço de coworking?

Quais tipos de empresas utilizam um espaço de coworking?

Espaços de coworking são versáteis e perfeitos para quem busca criar mais proximidade com seus colaboradores e ...

Leia Mais
08 de Agosto 2024
Coworking
Redução de custos: saiba o que fazer para manter a eficiência

Redução de custos: saiba o que fazer para manter a eficiência

A redução de custos é uma estratégia para manter a qualidade do negócio. Entenda quais são os riscos da falta de ...

Leia Mais
25 de Julho 2024
Coworking
O coworking pode ser um hub de inovação?

O coworking pode ser um hub de inovação?

Apesar de parecidos, eles possuem diferenças e complementam os benefícios um do outro. Leia o conteúdo e entenda...

Leia Mais
18 de Julho 2024
Coworking
Coworking: aprenda como investir em atividades-fim e mantenha o foco no negócio

Coworking: aprenda como investir em atividades-fim e mantenha o foco no negócio

A terceirização trouxe muitas vantagens ao longo dos anos, como o foco no core business. Leia o artigo e entenda como .....

Leia Mais