Em definição, coworking é o ato de trabalhar junto e de maneira compartilhada. Em um espaço de coworking, profissionais de diferentes áreas e perfis de negócio nutrem valores de comunidade buscando sinergia entre si.
A partir das últimas duas décadas do século XX, houve uma proliferação de novos modelos de negócio e formas de trabalhar. Atualmente tanto novos empreendedores quanto empresários com negócios consolidados estão sempre atentos às novas possibilidades de organizar suas equipes e projetos a partir da visão do chamado Escritório do Futuro.
Na visão do Escritório do Futuro, prioriza-se o bem-estar do trabalhador, entendendo que ele é responsável pelos resultados e pela produtividade. Sai de cena a lógica do controle e suas avaliações quantitativas, o que implicava em horários rigorosos e processos engessados, para dar lugar à gestão por desempenho e da qualidade de entrega.
É nesse contexto que surgem os coworkings, para oferecer mais do que um novo espaço, uma experiência de trabalho inovadora alinhada à mudança de perspectiva sobre o trabalho. São muitas as vantagens que o coworking oferece, mas é preciso ter consciência de suas possibilidades para escolher os melhores pacotes e espaços para alocar sua equipe.
Confira abaixo 5 pontos importantes para planejar bem suas escolhas. Você encontra informações mais aprofundadas sobre todos os pontos apresentados no e-book 5 Dicas que você precisa saber antes de entrar em um Coworking, preparado pela BQ Escritórios.
1 - Conheça as vantagens que o espaço oferece
Um espaço que esteja dentro da proposta do Coworking precisa entregar:
- Ambiente estimulante, que ofereça de espaços privados a lounges, disponível ou indisponível para interação social, em que seja possível garantir sua produtividade e em outros momentos usufruir das possibilidades de networking.
- Pacotes e opções flexíveis, que permitam que você invista nos espaços de acordo com as demandas de seus projetos e com o crescimento de sua empresa.
2 - Entenda a dinâmica do coworking
Na prática, um profissional que opta por trabalhar nesse formato escolhe entre as opções de locar o espaço por: hora, semana, mês ou outros pacotes possíveis. O coworker tem acesso a mesa compartilhada para trabalho, internet, sala de reunião e treinamento, telefone, impressora, entre outros serviços. A manutenção da estrutura e do lugar fica a cargo da gestão do espaço.
3 - Estude os locais e pacotes ideias para seu modelo de negócio
Há opções diferentes e mais vantajosas para cada tipo de negócio: Pequenas e médias empresas; Freelancers, Startups ou Organizações. Entender como o coworking vai atender a sua demanda especificamente, ajuda tanto na escolha dos pacotes quanto na comunicação dos benefícios para sua equipe.
4 - Avalie a relação custo-benefício para além do custo fixo
Se você colocar na ponta do lápis, muitas vezes o investimento de instalar e manter uma sala ou um escritório convencional é maior do que locar espaços em um coworking. Entretanto é importante considerar também que além da economia financeira, há uma série de ganhos para os empresários como networking, flexibilidade e proximidade com outros players, além das vantagens para os funcionários como mobilidade e ambiência, que devem ser colocadas na equação. Todas essas vantagens podem interferir na rentabilidade da empresa e não apenas no seu custo fixo.
5 - Encontre as empresas que entendam a proposta do coworking
É comum algumas empresas oferecerem espaços compartilhados, em que é possível dividir custos mensais, mas que ainda seguem uma lógica de locação tradicional, implicando em uma experiência de escritório improvisado. É preciso entender a proposta do coworking para que se possa usufruir de suas vantagens.
A BQ Escritórios investe há 20 anos nessa proposta e vem oferecendo espaços com estrutura inteligente que proporciona conforto e economia para quem procura esse formato de trabalho. Além de um ambiente estimulante e uma infraestrutura completa de serviços, a empresa se preocupa em promover um networking genuíno com cafés da manhã corporativos e descontos em eventos da área.