Popularizado nos últimos anos, o termo coaching tem origem no âmbito esportivo. Na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, esse modelo começou a ser adotado pelo mundo dos negócios.
Nos últimos anos, o processo de coaching passou por uma modernização, agregando novas técnicas e ferramentas para aumentar a sua eficácia. Após ser aplicado em diversas organizações, os benefícios foram visíveis quanto ao aumento de performance humana, maximizando resultados de profissionais e organizações. Essa modernização foi necessária devido às rápidas mudanças de um mercado global, onde os modelos de coaching com base nos princípios da psicologia e da educação evoluíram para atender às novas necessidades das empresas e organizações em todo o mundo.
As áreas de coaching
Para quem deseja seguir essa tendência e se tornar um profissional de coaching, também chamado coach, é preciso definir em qual ou quais áreas de coaching se tem o interesse em atuar. Os principais tipos são:
Coaching pessoal e de vida: são responsáveis por tratar diretamente da vida pessoal do coachee, através da análise e definição de melhores estratégias para se alcançar os objetivos expostos no começo do processo. Essa área de coaching busca um balanceamento entre o lado pessoal e o profissional.
Coaching de negócios: é o mais popular e, consequentemente, mais conhecido. Nessa área, o profissional ajuda com escolhas de carreira, planos de negócio e quaisquer outras estratégias para o sucesso profissional. Também é muito utilizado em empresas, como parte de programas voltados para clima organizacional.
Dentro dessas duas áreas, existem as especializações de coaching, criadas para tratar objetivos específicos. Por isso, com tantas opções disponíveis e com o crescimento dos números de profissionais aderindo essa área em todo o mundo, é preciso escolher as áreas mais desejadas e buscar a especialização nelas.
No Brasil, o coaching é mais procurado por pessoas em busca de melhoria em suas carreiras profissionais, sendo essa área considerada mais garantida para se iniciar o trabalho. Apesar disso, praticamente qualquer profissão ou ramo de atividade permite a presença e a atuação de um coaching.
Opções para atendimento de coaching
Como todo profissional recém formado, a maior dificuldade é ter uma infraestrutura adequada ao seu negócio. Após escolher a área que deseja seguir, é hora de buscar opções que facilitem esse processo, sem burocracias e com um bom custo-benefício.
Confira algumas opções da BQ para profissionais de coaching.
Coworking: alguns profissionais precisam de infra estrutura para realizar atendimentos, porém acabam fazendo uso de home office ou locais públicos como cafeterias, restaurantes ou shoppings. Apesar de parecerem boas, essas opções não passam uma boa imagem e podem comprometer a credibilidade do profissional.
Em um coworking, o coach pode formar parcerias, fazer networking e ainda vender seus serviços ao outros coworkers que utilizam a mesma estrutura.
Escritório Virtual: com a contratação de um escritório virtual, o coach tem a infraestrutura de um escritório tradicional, contando com atendimento, domicílio comercial e fiscal entre outros serviços de suporte.
Escritório Eventual: nesta opção, o coach conta com salas comerciais totalmente mobiliadas e adaptadas conforme a necessidade. Podem ser contratadas através do sistema pay per use (por hora, períodos ou dias) e dispõe de toda a infraestrutura adequada, recepção bilíngue e copa.
Na BQ você encontra a solução prática, econômica e inteligente para iniciar sua carreira como coaching!