Coworking seguro: porque a BQ adaptou seu espaço para a segurança e retomada pós-pandemia
A pandemia do novo coronavírus representou um desafio e tanto para a sociedade. Quem frequentava um espaço compartilhado até então, se deparou com novos processos e medidas de segurança para fazer do coworking um local de trabalho mais seguro para todos.
Nesse sentido, uma nova rotina começou a fazer parte dos espaços compartilhados. O coworking, antes conhecido como um ambiente de interação e compartilhamento, agora está se adaptando ao novo normal para a retomada das atividades pós-pandemia.
Se você é adepto do coworking, confira como encontrar um espaço compartilhado seguro em cidades com grande potencial para negócios, como o Rio de Janeiro e Macaé.
Coworking pós-covid
Com o fim da quarentena e o retorno gradual das atividades, os espaços coworking não serão mais os mesmos de antes. No novo normal, os cuidados com a higiene e a limpeza dos ambientes se tornaram processos recorrentes na rotina dos espaços compartilhados.
O distanciamento entre mesas, cadeiras e estações de trabalho também é uma medida adotada para garantir a segurança de todos. Afinal, neste momento a interação e o contato mais próximo com o outro podem e devem esperar.
Se tratando de um ambiente desenvolvido para reunir pessoas e facilitar o trabalho personalizado o coworking costuma ter, além das estações tradicionais, espaços mais despojados e confortáveis, salas de treinamento e reunião, copa e recepção.
Para reduzir os riscos, estes ambientes também devem contar com higienização reforçada e delimitação de público, a fim de evitar aglomerações.
As novas políticas de convivência nos espaços coworking durante e após a pandemia devem aliar segurança e conforto com a flexibilização característica destes locais de trabalho compartilhados.
Afinal, a pandemia do coronavírus e a quarentena fizeram com que muitos profissionais descobrissem as vantagens e facilidades do trabalho remoto, situação que pode aumentar a demanda por coworkings em um futuro próximo.
Coworking seguro no Rio de Janeiro
A BQ Escritórios e Coworking, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro e em Macaé, vem adotando diretrizes de segurança para atender às necessidades de todos os profissionais.
Seja para melhorar a concentração e o foco longe do home office ou para garantir um espaço profissional, o coworking da BQ foi adaptado para oferecer maior proteção e tranquilidade para todos os usuários.
Conheça as medidas de segurança que adotamos para combater o coronavírus em nossas unidades no Rio e em Macaé:
- Adequamos o coworking para respeitar a distância de segurança de dois metros entre as pessoas;
- Instalamos borrifadores com álcool em gel e álcool 70% nas áreas de recepção de todos os andares;
- Instalamos dispensers com álcool em espuma nas áreas de café;
- Providenciamos sinalização adequada e visível para que todos que chegam à BQ utilizem os dispositivos de segurança;
- Determinamos uma equipe exclusiva para intensificar a higienização dos espaços;
- Recomendamos que a limpeza das estações de trabalho, bem como de mesas, telefone e computadores seja realizada diariamente pelos próprios colaboradores ocupantes dos espaços;
- Reforçamos a limpeza periódica em portas, maçanetas, corrimãos, banheiros e demais pontos de grande contato;
- Solicitamos a utilização de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas;
- Indicamos a higienização recorrente das mãos com água e sabão neutro ou álcool em gel 70%, além do uso correto da máscara;
- Sugerimos a utilização de copos e canecas próprios e o não compartilhamento de itens pessoais;
- Recomendamos preferencialmente o uso de escadas ao invés dos elevadores. Mas caso não seja possível, o distanciamento de segurança deve ser respeitado nas filas dos elevadores;
- Solicitamos que pessoas com febre e outros sintomas não frequentem a BQ e fiquem em casa.
Além destas diretrizes, também desenvolvemos orientações internas para garantir um local de trabalho mais seguro para nossos colaboradores.
Esperamos que a adaptação de nossos espaços coworking, em conjunto com as diretrizes de segurança, possam trazer mais tranquilidade para os usuários e frequentadores da BQ neste momento.
Afinal, daqui pra frente nada será como antes. A preocupação com a saúde e os cuidados com a higiene vieram para ficar e serão parte natural da rotina de todos nós no novo normal.