Se você trabalha vendendo seus produtos ou serviços, certamente sabe que agradar o cliente e conquistar novos compradores nem sempre é tarefa fácil.
Com diferentes perfis e expectativas, o público demanda dos profissionais posturas distintas e mais assertivas durante o atendimento.
No momento da venda, o profissional deve manter sua atenção voltada ao cliente para identificar logo no início da negociação as necessidades do comprador.
O ideal é prestar um atendimento que corresponda às expectativas do cliente e solucione seus desejos.
Mas com tantas variações de público e características específicas, cada negociação se torna única. Então, como identificar o perfil de cada cliente e agir da maneira mais adequada para concluir a venda e aumentar as possibilidades de crescimento?
Se você se identificou com o questionamento acima, acompanhe no artigo de hoje os diferentes tipos de clientes e o que você pode fazer para agradá-los.
Quando insistir no cliente?
Todo mundo que trabalha com vendas e negociação direta com o público já se deparou com um cliente difícil.
Seja por indecisão, insatisfação ou dúvidas, esses compradores exigem um esforço a mais para serem conquistados e fecharem o negócio.
Contudo, é importante saber identificar quando vale a pena insistir no cliente e quando ele não é o comprador ideal para determinado tipo de negócio.
Para facilitar esse trabalho, nós separamos alguns perfis de clientes para que você reconheça um comprador difícil e utilize as ferramentas necessárias para agradá-lo.
Tipos de clientes
1 - Cliente indeciso
O cliente tipicamente indeciso é aquele que nunca está seguro o suficiente para fechar o negócio.
Durante o atendimento presencial, por telefone ou e-mail, o cliente costuma fazer diversas perguntas sobre o produto ou serviço, se mostrando desconfiado e ainda com dúvidas.
O que fazer?
Para agradar o cliente indeciso, o profissional pode conduzir o atendimento de maneira a proporcionar todas as informações necessárias logo nos primeiros contatos.
Deixar o comprador confortável e seguro em relação ao produto ou serviço facilita o processo de compra e aumenta as chances do cliente voltar a fazer negócio com a empresa.
Mas se o consumidor for antigo, a dica é que o profissional avalie o histórico de compra e o sucesso das vendas passadas, refletindo se vale a pena continuar investindo tempo e esforços em negociações com poucas chances de serem concretizadas.
2 - Cliente questionador
Este tipo de cliente deseja saber todas as características do produto ou serviço, questionando os mais diversos aspectos antes de concluir a compra.
O cliente questionador costuma ainda discordar de termos de contrato, por exemplo, mesmo sabendo que não é possível realizar alterações.
O que fazer?
Ao lidar com este tipo de cliente é preciso, antes de tudo, ter paciência para responder às perguntas e esclarecer cada item sem demonstrar irritabilidade.
Durante o atendimento cabe ao profissional não se opor às objeções do comprador, proporcionando a melhor experiência de compra e aguardando o fechamento do negócio.
É fundamental respeitar as dúvidas do cliente, tendo em mente que os questionamentos representam interesse do comprador no produto ou serviço.
3 - Cliente sempre insatisfeito
O cliente insatisfeito é aquele que sempre reclama de algo relacionado ao produto ou serviço, mesmo com todos os esforços do profissional durante o atendimento.
Apesar de receber uma solução de qualidade e com um ótimo custo-benefício, o cliente insatisfeito ainda é incapaz de reconhecer o valor do que está adquirindo.
É interessante ressaltar que mesmo estando insatisfeito, esse tipo de consumidor retorna para novas compras.
O que fazer?
O grande desafio nesses casos é: como agradar um cliente que nunca parece estar satisfeito?
Nesses momentos cabe ao profissional avaliar se o consumidor está disposto a pagar o valor justo do produto ou serviço. Se o cliente ainda demonstrar interesse, vale a pena investir esforços para ouvir as reclamações e tentar solucioná-las.
4 - Cliente mal-educado
Não respeitar limites, como ligar fora do horário de expediente, marcar reuniões desnecessárias e fazer o profissional esperar por uma resposta concreta, são atitudes de um cliente mal-educado.
O que fazer?
Investir esforços para agradar um cliente mal-educado é válido quando o relacionamento traz um retorno interessante.
Se os negócios com este tipo de cliente, apesar de tudo, são satisfatórios, cabe ao profissional tentar educar o comprador.
Por exemplo, se o cliente enviar mensagens após o horário de atendimento, o ideal é esperar para responder no dia seguinte, durante o expediente.
5 - Cliente pão-duro
É normal que os clientes peçam um desconto durante a negociação, contudo, o cliente pão-duro é muito diferente.
Esse tipo de comprador não está disposto a pagar um preço justo pelo produto ou serviço. Ele costuma desmerecer o trabalho do profissional por achar que o valor estabelecido não vale a pena para a solução ofertada.
O que fazer?
Oferecer descontos para este tipo de comprador não é a melhor opção. O cliente pão-duro dificilmente irá reconhecer o valor da mercadoria ou serviço, por isso, investir tempo e esforços para agradá-lo poderá trazer mais prejuízos do que benefícios para o negócio.
Indiferente do tipo de cliente que você encontrar, oferecer a solução mais objetiva e adequada para resolver o problema é fundamental para o seu negócio dar certo.
Como última dica de hoje, você pode fornecer um ambiente corporativo totalmente profissional para receber e atender os seus clientes.
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Afinal, aliar uma abordagem adequada durante as negociações a um espaço seguro, confortável e completo pode ser a chave para conseguir mais vendas e expandir ainda mais o seu negócio.
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