Endereço fiscal e endereço comercial: conheça o significado dos termos e a sua importância
A pandemia de Covid-19 afetou a economia do Brasil de diversas formas e com diferentes proporções.
Apesar desse cenário, muitas empresas foram criadas, outras mudaram a sua modalidade de trabalho, e o home office passou a fazer parte do cotidiano de muitos profissionais.
Hoje, 20,4 milhões de brasileiros atuam em ocupações realizadas em home office.
Esse número representa 24,1% do total dos profissionais com emprego no mercado de trabalho brasileiro, o que mostra uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
E dentre esses milhões de profissionais, constam centenas de empreendedores que abriram seus negócios e trabalham de suas casas.
E é justamente no momento de abertura de uma empresa que surgem dúvidas sobre qual endereço utilizar.
Endereço fiscal, endereço comercial ou endereço fixo: todos esses termos estão relacionados a perguntas no processo de abertura de uma empresa.
Neste texto, vamos abordar a diferença e a importância deles.
Endereço fiscal: entenda o que significa
O endereço fiscal de uma empresa é o lugar que servirá como referência para questões tributárias, ou seja, serve para o registo da empresa.
Essas questões tributárias dizem respeito a notificação do Fisco e outros assuntos relacionados a contabilidade.
O endereço fiscal estará presente também no contrato social e outras declarações que poderão ser emitidas.
Este endereço não precisa ser necessariamente onde a empresa opera, mas ainda assim é uma informação importante para a formalização do negócio.
No caso dos profissionais que atuam em suas casas, existem alternativas interessantes para contar com um endereço fiscal, sem que seja necessário locar um imóvel. Explicaremos melhor a seguir.
Endereço comercial: o que é
Como o próprio termo já indica, o endereço comercial diz respeito ao local em que determinada empresa funciona.
É este o endereço que vai estampar anúncios convidando clientes, no próprio site, perfis nas redes sociais ou cartões de visita.
Diversos tipos de estabelecimentos como supermercados, lojas ou escritórios, são alguns exemplos de endereços comerciais.
Principais diferenças entre endereço comercial e endereço fiscal
Agora que você já sabe o que os termos endereço fiscal e endereço comercial significam, vamos falar sobre as principais diferenças entre eles.
A existência do endereço fiscal garante o registro de uma empresa, essa comprovação é extremamente importante em termos burocráticos, já que o Estado brasileiro possui uma série de normas para o funcionamento de empresas.
O endereço comercial, por sua vez, é o local onde a empresa está localizada fisicamente e este é o lugar que os clientes são recebidos.
Ou seja, o que difere um termo do outro é justamente a sua finalidade.
Os empreendedores que estão começando a sua trajetória se interessam, de início, em formalizar a sua empresa, pois esse é um dos primeiros passos.
No caso de empreendedores que estão atuando há um período considerável no mercado, a falta de um ambiente para receber clientes ou parceiros de negócio pode ser um problema.
A boa notícia, é que para ambos os casos, existem alternativas seguras e econômicas que irão se encaixar perfeitamente nas diferentes necessidades de cada empreendedor.
Considere a contratação de um escritório virtual
A palavra “escritório” remete a ideia de um espaço físico.
Mas como já adiantamos no início deste artigo, atualmente existem milhares de profissionais autônomos e empresas que optaram por não trabalhar presencialmente.
E diante desta realidade, o escritório virtual pode contemplar a necessidade do endereço fiscal e mais do que isso, oferece outras vantagens interessantes.
Ao contratar o serviço de escritório virtual, a empresa contará com atendimento telefônico, garantindo essa possibilidade de contato para clientes que preferem essa comunicação.
A existência desse endereço também permite que sejam recebidas correspondências e encomendas.
Alguns serviços de escritório virtual são ainda mais completos, pois disponibilizam salas de reunião equipadas para reuniões com clientes, parceiros de negócios, workshops e entrevistas de processos seletivos.
Coworking: conheça melhor essa opção
Assim como home office, o termo coworking também passou a fazer parte da nossa rotina, depois da popularização da modalidade de trabalho remota.
O coworking é um ambiente indicado para profissionais que precisam de um espaço físico para trabalhar eventualmente.
A estrutura é completa e além disso há possibilidade de aumentar o network ao dividir o espaço com outros profissionais.
A flexibilidade deste serviço também permite que sejam feitas reuniões e encontros com parceiros, tudo isso sem os custos que a locação de um espaço físico demanda.
Existem muitas opções destes espaços espalhadas pelo Brasil e a contratação de coworking também contempla o serviço de endereço comercial.
Contrate o serviço que precisa com segurança
Todas as questões que dizem respeito ao crescimento, andamento e estabilidade de um negócio precisam de segurança.
A BQ Escritórios e Coworking é uma empresa renomada no ramo de locação de espaços há mais de 25 anos.
Por conta disso, em toda sua trajetória, os serviços de escritório virtual e coworking foram personalizados com o objetivo de oferecer as melhores soluções para os clientes.
Essas soluções personalizadas contam com facilidades que se encaixam em todos os perfis.
Entre em contato para conhecer melhor nossos serviços.