Você já ouviu falar em inteligência comercial? Em meio a um mercado cada vez mais competitivo e com serviços bastante similares, a reinvenção se tornou uma palavra-chave para as organizações. E nada melhor para se reinventar perante o mercado do que aplicar o conceito de inteligência comercial.
Afinal, com ele os gestores podem definir novas estratégias e ações que ajudam na tomada de decisões mais assertivas, auxiliando as empresas a se manterem competitivas e relevantes no setor em que atuam.
Quer saber mais sobre este assunto?
Confira no artigo o que é inteligência comercial e como o seu negócio pode prosperar a partir desse conceito.
Entendendo a inteligência comercial
Também conhecida como Inteligência Competitiva ou Inteligência de Mercado, a Inteligência Comercial é um conjunto de ações estratégicas empregadas para melhorar os resultados de uma empresa perante o mercado.
Estas estratégias se baseiam na coleta, organização e interpretação de dados internos e externos para análises quantitativas ou qualitativas que ajudem a entender o cenário e como atuar dentro dele de forma mais assertiva.
Em outras palavras, a inteligência comercial atua como uma ferramenta para apoiar decisões estratégicas, permitindo que as ações sejam tomadas com menos riscos para os negócios.
Mas como colocar a inteligência comercial em prática?
Para determinar as melhores estratégias de inteligência comercial, é preciso, antes de tudo, conhecer a fundo o perfil dos consumidores, entendendo questões como o número de clientes ativos, qual é o ticket médio da empresa, qual o público que poderia se interessar por novos produtos, entre outras.
Em paralelo a isso, é importante realizar uma análise de concorrência, determinando estratégias que possam ser mais atrativas para o público e que solucionem problemas estruturais do negócio.
Por fim, é importante conhecer bem o produto ou serviço oferecido. Ao coletar todas estas informações, a empresa pode trabalhar de forma mais eficiente para destacar seus pontos fortes para o público.
Afinal, em um cenário de constantes evoluções tecnológicas e acesso facilitado a um grande volume de dados, realizar planejamentos e tomar decisões com base em inteligência comercial é essencial para identificar falhas no processo, antecipar oportunidades de crescimento e tendências e se destacar no mercado.
Tecnologia e inteligência comercial
Considerando que a inteligência comercial trabalha com a coleta de diferentes dados originados de fontes diversas, esse conceito está muito relacionado à Big Data e à automação das informações.
Estas ferramentas tecnológicas auxiliam a organizar os dados e a controlar tarefas, além de evitar a realização de atividades repetitivas que demandam muito tempo dos profissionais.
Mas para se beneficiar destas tecnologias, é preciso realizar um investimento inicial em softwares específicos para a área de inteligência comercial que, a longo prazo, oferecem resultados mais satisfatórios.
Inteligência comercial e coworking
Como você conferiu, a inteligência comercial é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar os resultados da empresa e consolidá-la no mercado.
Mas você já se perguntou como esta ferramenta pode ser aliada a outras estratégias para otimizar o negócio?
Além de fazer uso da inteligência comercial, empresas que desejam acompanhar as tendências do universo corporativo podem investir em modelos de atuação alternativos, como o trabalho remoto, por exemplo.
Permitir que a equipe trabalhe fora do escritório, em um espaço descontraído, confortável e completo, pode aumentar a produtividade da equipe e trazer resultados mais significativos.
Então, que tal instalar a sua empresa em um coworking?
Os espaços coworking são projetados para atender a diversas demandas profissionais, facilitando o dia a dia de trabalhadores autônomos e de pequenas, médias e grandes empresas.
Estes ambientes ainda podem solucionar problemas de deslocamento até o escritório, já que existem centenas de coworkings disponíveis para uso das equipes. Dessa forma, o tempo dos profissionais é otimizado, uma vez que não é necessário enfrentar o trânsito das grandes cidades diariamente.
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