Ao longo do ano, diversas campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, dão "cores" aos meses, e levantam importantes discussões relacionadas à saúde. Mas hoje, vamos falar de outra campanha importante realizada durante o ano: o Janeiro Branco.
O mês de janeiro foi escolhido para esta campanha, pois o início de ano é o momento em que as pessoas costumam repensar suas emoções, relações sociais, planos para o futuro e estilo de vida.
Para muitos, janeiro representa uma "tela em branco", em que é possível traçar novos caminhos e reescrever histórias de vida.
Então, por que não falar sobre saúde mental e emoções nesta época tão significativa?
Acompanhe no artigo o que é Janeiro Branco e qual a sua importância para a vida pessoal e profissional.
A Campanha Janeiro Branco
Inspirada no Outubro Rosa, a Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos brasileiros e busca chamar a atenção da sociedade para a temática da saúde mental e emocional das pessoas.
Como mencionamos, o mês de janeiro foi escolhido justamente porque é neste mês que as atenções estão focadas para as resoluções e metas estabelecidas para o novo ano que começa.
A proposta do Janeiro Branco é demonstrar que a mente também requer uma atenção especial, assim como o físico das pessoas.
E para isso, a campanha promove uma série de ações, como palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversa e abordagem ao público, a fim de gerar conscientização, quebrar paradigmas, orientar as pessoas e combater tabus relacionados ao tema “saúde mental”.
Colocar este tema em evidência e discutir a prevenção de danos emocionais é fundamental para evitar o surgimento de doenças físicas e psicológicas decorrentes do estado emocional.
A importância da saúde mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, somando mais de 18 milhões de pessoas sofrendo com a doença, e o quinto mais depressivo.
Estes dados demonstram a dimensão dos transtornos mentais no país e evidenciam a importância de se debater a saúde mental tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Afinal, no universo corporativo, a rotina e as obrigações profissionais podem desencadear transtornos emocionais que afetam o desempenho no ambiente laboral e causam afastamentos, pedidos de auxílio-doença e até aposentadoria, nos casos mais extremos.
Através da Campanha do Janeiro Branco, é possível trabalhar ações de conscientização no ambiente de trabalho, a fim de evitar o desenvolvimento de transtornos mentais entre os colaboradores e aumentar a autoestima e o autocuidado da equipe.
Já no âmbito pessoal, as ações do Janeiro Branco podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a saúde mental no dia a dia.
Compreender que a estabilidade emocional é tão importante quanto a estabilidade física é o primeiro passo para aderir ao Janeiro Branco e para contribuir para a melhoria da saúde mental e emocional em diferentes aspectos da vida.
Gostou do artigo de hoje e quer conferir mais conteúdos?
Acesse o blog da BQ Escritórios e Coworking e fique por dentro de todas as novidades sobre empreendedorismo, networking, negócios, vida profissional e muito mais!
Clique aqui para conferir nosso blog.