Cada vez mais comum, a terceirização de serviços tem se destacado como uma das principais alternativas dentro das estratégias e processos corporativos. Essa modalidade já é característica em empresas que têm adotado um planejamento direcionado ao seu core business, mas precisam otimizar e especializar seus processos. No post de hoje, conheça os motivos que estão proporcionando o crescimento desse setor e quais os benefícios que os serviços terceirizados podem promover.
O que é a terceirização?
A terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, feita mediante um contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante destes. Simplificando: uma empresa precisa de determinados serviços, porém não quer contratá-los diretamente, então, contrata uma empresa terceirizada. No Brasil, esse tipo de serviço começou a surgir nos anos, sendo hoje umas das maiores fontes de renda da economia do país.
Praticamente todas as áreas podem ser terceirizadas, desde que elas não sejam consideradas como tarefas principais da empresa. Apesar disso, algumas áreas são mais comuns no setor de terceirização sendo elas: segurança, manutenção, limpeza e uma das principais nos dias de hoje, a contabilidade.
A terceirização de serviços pode gerar uma série de benefícios aos negócios. Confira alguns deles!
Foco na atividade principal da empresa
Através da terceirização, os gestores da empresa podem se focar no core business, mantendo sua dedicação exclusiva ao planejamento e estratégias do negócio. Como a responsabilidade das operações fica a cargo de outra empresa, os esforços podem ser direcionados aos aperfeiçoamento da gestão, contribuindo na conquista das metas estabelecidas.
Experiência garantida
Um dos principais motivos para se contratar um serviço terceirizado é poder contar com serviços especializados e ter a certeza que as tarefas serão executadas de maneira qualificada. Dessa maneira, a empresa não precisa se preocupar com treinamentos e capacitações internas, passando a responsabilidade para a empresa prestadora.
Redução de Custos
Por conta de toda a burocracia e dos encargos e direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira, muitas empresas acabam repensando possíveis contratações. Nesse sentido, a terceirização de serviços é positiva pois envolve custos menores quando comparados com os necessários para a formação de uma equipe interna para realização das mesmas tarefas. Além disso, possibilita maior controle de custos para a empresa contratante, já que no valor pago à terceirizada estão inclusos os gastos com rescisão, férias, faltas e eventuais ações trabalhistas
Fortalece o networking e parcerias
A terceirização pode oferecer a formação de parcerias, gerando relações profissionais de confiança e até mesmo contribuindo para a fidelização da empresa contratada. Em muitos casos, a empresa contratada pode até agregar valor e apoiar de maneira estratégica a empresa contratante.
Otimiza o tempo
Já que algumas atividades são feitas pela prestadora de serviços, a terceirização pode colaborar para a otimização do tempo dos colaboradores. Em alguns casos, pode auxiliar na redução da sobrecarga de trabalho, permitindo uma adequada divisão de responsabilidades.
Expansão do negócio
Permitir a expansão dos negócios pode ser um dos melhores benefícios da terceirização. Através da otimização dos processos, da redução de custos, das parcerias formadas e do foco no core business, a empresa contratante pode planejar e executar as ações necessárias para o crescimento dos negócios.
Com tantos benefícios, é importante que qualquer contratação seja feita de maneira analítica, alinhada às estratégias do negócio e com foco em colaborar na otimização de todos os processos da empresa.