A flexibilidade já faz parte dos espaços de trabalho e nesse contexto, as salas privativas de coworking tornam-se ideais para as empresas e profissionais autônomos que buscam mais do que um local para desempenhar as suas atividades.
Essas salas estão dentro de um espaço colaborativo que é frequentado por profissionais de diferentes áreas, o que contribui para o networking.
A convivência proporciona novas ideias e oportunidades concretas de parcerias. Tudo isso se soma à economia de ter que manter uma sala comercial, por exemplo, que conta com aluguel e outras taxas.
Com a leitura deste conteúdo, você vai entender as principais diferenças entre salas privativas e comerciais e poderá compreender melhor sobre as suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?
De que forma as salas privativas suprem a demanda por flexibilidade
A flexibilidade está presente no universo corporativo de diferentes formas, não somente nos espaços de trabalho.
Isso porque algumas atuações profissionais, por exemplo, não demandam uma dedicação diária de oito horas consecutivas como antigamente. A agenda consegue ser organizada de uma forma que o profissional possa exercer as suas demandas em diferentes horários.
Assim, existe mais tempo disponível para outras atividades que não são ligadas à vida profissional. É justamente esse aspecto que tem feito centenas de profissionais trocarem suas carreiras estáveis por outras possibilidades de rotinas como essa.
Um exemplo de atuação que consegue essa flexibilidade é a prática de freelancer, que ocorre quando o profissional presta seus serviços a diferentes empresas sem o cumprimento de horários fixos.
Dessa forma, dependendo de quantos contratos o profissional obter por mês, ele consegue chegar ao valor de um salário que receberia em uma empresa ou até mais, dependendo da sua experiência e nível de conhecimento.
Entretanto, nas ocasiões em que esse profissional for encontrar o representante da empresa em que está negociando um trabalho ou para se apresentar, uma sala privativa em um coworking se faz necessária para transmitir credibilidade.
Nessas situações e também para fortalecer o networking, a locação de um plano em um coworking é a melhor escolha para esses profissionais autônomos.
A economia desses espaços se comparados com uma sala comercial e a possibilidade de uso quando existir a necessidade são fatores que colocam as salas privativas como ótimas alternativas.
O networking e colaboração presentes nos coworkings
Se em algum momento você já pesquisou e conversou com alguém que trabalha em um coworking, muito provavelmente a palavra networking surgiu e isso não foi por acaso.
Não podemos falar sobre coworking sem deixar de mencionar o networking, já que um ambiente que é frequentado por profissionais de diferentes segmentos cria, invariavelmente, uma atmosfera de cooperação.
É essa atmosfera que proporciona o networking. São as conversas nos corredores, nas salas comuns ou na recepção, por exemplo, que proporcionam conexões profissionais e novas parcerias de negócios.
Um designer, que trabalha em um coworking, pode se conectar com um publicitário para conseguir mais clientes e expandir a sua atuação, assim como um redator pode criar parcerias com esses dois profissionais.
Advogados, contadores e administradores também podem se unir para desenvolver um novo projeto ou uma solução que contemple mais de uma necessidade do público que já atendem.
A diversidade de conhecimentos presentes nesses espaços também promove um ambiente rico em aprendizagem, onde todos podem se desenvolver em conjunto conforme criam laços e se aproximam.
A economia de custos gerada pelas salas privativas em coworkings
Outro ponto que chama muito a atenção de empresas, empreendedores e profissionais autônomos é a economia de custos que os planos de coworkings possibilitam.
Para alugar uma sala comercial, caso essa locação seja feita por uma imobiliária, é necessário comprovar uma renda específica e encontrar fiadores para a locação. Além disso, é preciso reunir alguns documentos específicos e fazer a autenticação deles em cartório.
E todo esse processo acontece antes mesmo da sala ser locada.
Depois de finalmente receber as chaves, a empresa ou o profissional que alugou a sala precisa deixar aquele espaço pronto para receber os seus parceiros de negócios.
Essa etapa implica na compra de móveis, realização de pequenos reparos e a contratação de um designer de interiores, uma vez que salas comerciais alugadas costumam ter uma cor e divisão das paredes seguindo um estilo padronizado.
Então, somando a todos esses investimentos, há ainda o pagamento de luz, água e internet (se essas taxas não estiverem inclusas na locação da sala comercial).
Ou seja, para um negócio que está começando as suas atividades ou um profissional que depende de novos contratos de trabalho todos os meses, todo esse investimento inicial torna-se inviável.
Em contrapartida, as salas privativas em coworking estão totalmente equipadas e prontas para receber os profissionais. Assim que escolherem o seu plano, o espaço pode ser usado de imediato, sem complicações, gastos adicionais e de acordo com a rotina de trabalho.
As vantagens de locação de uma sala comercial
Até aqui, nós apresentamos todas as vantagens que colocam as salas privativas em coworking como escolhas assertivas para negócios que estão começando, profissionais que atuam como freelancer e empreendedores.
Mas é preciso lembrar que ambos os espaços podem ser benéficos. O que muda é que cada um deles pode se adequar melhor para os diferentes contextos profissionais que existem atualmente.
Uma sala comercial é uma boa escolha para aquelas empresas que priorizam a criação de uma identidade corporativa independente, por exemplo.
As empresas que desejam personalizar o espaço de acordo com o seu segmento e nicho, como agências de publicidade, escritórios de advocacia ou consultórios de psicologia, podem preferir a locação de uma sala comercial que proporciona essa autonomia.
Existem também alguns empresários que enxergam nas salas comerciais um investimento financeiro seguro, já que o imóvel pode ser alugado caso a empresa deixe de funcionar por algum motivo.
Sala privativa ou sala comercial: como fazer a melhor escolha?
No quesito economia de custos, flexibilidade e networking, as salas privativas em coworking apresentam diversas vantagens, principalmente para os negócios que estão começando as suas atividades: empreendedores e profissionais autônomos.
Porém, não são somente esses fatores que influenciam na escolha de um espaço de trabalho.
Pense também sobre a localização, a frequência de uso do escritório e o quanto a convivência com outros profissionais influencia positivamente no cotidiano do seu trabalho. Responda com sinceridade a essas perguntas e só depois disso passe a pesquisar tanto salas privativas em coworking como salas comerciais.
Se acaso as dúvidas permanecerem, você pode acessar o site da BQ Escritórios e Coworking para conhecer melhor as nossas salas privativas.
Será um prazer saber qual é o seu contexto profissional atual e como podemos ajudá-lo a encontrar o espaço de trabalho perfeito para ele.
Nos siga também nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.