Que a carga tributária no Brasil é altíssima, não é novidade para ninguém, não é mesmo?
Sua empresa anda pagando muitos tributos, comprometendo o seu lucro e inviabilizando a continuidade do negócio?
Continue a leitura e conheça a ferramenta do planejamento tributário e entenda como essa estratégia legal pode ajudar a reduzir a carga tributária de sua empresa.
O que é o planejamento tributário?
Planejamento tributário é a ferramenta legal através da qual busca-se a redução da carga tributária, sendo uma estratégia interessante não só para as pessoas físicas, mas especialmente para as empresas.
Em outras palavras, podemos afirmar que o planejamento tributário consiste em uma técnica através da qual, anualmente, os contribuintes realizam uma avaliação minuciosa de sua vida contábil e fiscal para se chegar à melhor forma de tributar seus resultados.
Por tal razão, o planejamento tributário deve ser visto sob a ótica da atuação jurídica e contábil.
Na realidade, para um planejamento eficiente, exige-se a reunião de esforços de profissionais da área do Direito e da Contabilidade. Adiante você entenderá por quê!
Ferramentas do planejamento tributário
O planejamento tributário deve ser feito com base nas seguintes ferramentas:
- CTN e Constituição Federal;
- Documentação contábil da empresa;
- Guias de Recolhimento e Declarações de Rendimentos da empresa.
Como fazer o planejamento tributário
O planejamento tributário se inicia a partir do procedimento de revisão fiscal. Nessa etapa, o profissional adota algumas práticas, tais como:
- Faz um levantamento histórico da empresa, sob o ponto de vista contábil e fiscal;
- Infere os fatos geradores de tributos já pagos com a finalidade de verificar se houve cobrança indevida ou o recolhimento a maior;
- Infere se existe alguma execução fiscal em trâmite que verse sobre fatos geradores prescritos;
- Analisa o melhor regime tributário para a empresa, adotando aquele através do qual será possível o menor recolhimento de tributos;
- Analisa se há créditos tributários a serem aproveitados pela empresa.
- Pesquisa a existência de benefícios fiscais ou tratamentos tributários diferenciados para a atividade desenvolvida pela empresa, a nível municipal, estadual e nacional.
Importante destacar que os procedimentos a serem adotados irão variar de acordo com cada caso concreto.
Outro detalhe que merece ser frisado logo no início deste artigo é que o planejamento tributário em nada se relaciona com a adoção de práticas ilegais!
Muito pelo contrário, todas as ações devem ser pautadas na lei! Por isso, reforçamos a importância de contar com um auxílio de um advogado especialista para que o planejamento seja levado a efeito de forma 100% regular e eficiente.
Por que o planejamento tributário é importante?
Esse é um questionamento simples de se responder, mesmo porque, os benefícios do planejamento tributários são muitos!
Como falamos no início do artigo, a carga tributária no Brasil é muito elevada e essa acaba sendo uma das maiores dificuldades dos empreendedores nacionais.
Além disso, a legislação tributária é bastante complexa e exige um conhecimento profundo que muitas vezes faz com que o lado fiscal do negócio seja negligenciado pelos empresários.
Essa negligência à vida fiscal da empresa antes mesmo dela ser construída acaba tornando inviável o negócio, uma vez que os empresários não se planejam, não calculam os tributos que precisarão pagar e nem reconhecem as obrigações que terão perante o Fisco.
Assim, quando a “conta chega”, nem sempre é possível impedir que o progresso da empresa seja afetado, fazendo com que muitos empreendimentos cheguem à falência já no primeiro ano de atuação.
Com essas considerações, podemos afirmar que a importância do planejamento tributário se deve por possibilitar que:
- A empresa estude e conheça como funciona a incidência de tributos em sua atividade, adotando as medidas legais que possibilitem uma menor carga tributária;
- A empresa constate erros, por exemplo, tributos que estão sendo pagos desnecessariamente ou à maior;
- A empresa atue em regularidade com a lei, ou seja, que esteja 100% em dia com o fisco e evite sanções dos órgãos fiscalizatórios e processos judiciais;
- A empresa aproveite eventuais créditos fiscais;
- A empresa se beneficie da restituição de impostos pagos indevidamente.
Como um BPO pode ser necessário no planejamento?
A sigla BPO significa “Business Process Outsourcing” e para o português, pode ser traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”.
O BPO é uma maneira que empresas dos mais variados tamanhos e segmentos encontram de terceirizar alguns de seus processos, seja para diminuir custos ou para garantir uma maior agilidade e rapidez na entrega.
Nesse processo de terceirização é necessário alinhar alguns detalhes, já que a expectativa é que os resultados sejam satisfatórios. Um ponto importante que precisa ser reforçado sobre o BPO é que esses serviços não têm o mesmo objetivo que uma consultoria ou assessoria.
Dependendo do contrato criado, a empresa que é especializada em BPO pode funcionar de forma parcial ou ainda integrar um setor.
Algumas empresas auxiliam na criação de estratégias, recursos humanos, serviços relacionados com tecnologia, contabilidade e otimização de processos.
A Educate Consultoria realizou um estudo em 2020 e demonstrou que 15% das empresas já adotam o BPO no Brasil. Contudo, cerca dos 60% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o assunto.
Com dúvidas? Aposte na terceirização!
Sabemos que saber como funciona um regime tributário pode ser difícil, mas temos a solução para você. Na realidade das empresas, sejam grandes corporações ou negócios menores, são muitas as frentes que precisam de atenção e isso faz com que a atividade principal não seja priorizada.
É justamente nesse cenário que o BPO pode ser uma saída extremamente interessante, já que garante a terceirização de processos importantes.
Com um tempo maior para olhar para a atividade principal e com a tranquilidade de que os serviços de BPO estão sendo feitos da maneira correta, a tendência é que o negócio cresça gradativamente.
Conosco, você conta com toda a praticidade e economia oferecidas por um espaço de Coworking e a Fortmobile, um serviço de contabilidade 100% remoto e completo, dependendo das necessidades do seu negócio.
Para saber mais sobre outras soluções empresariais, acompanhe as dicas e notícias do nosso blog e aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.