A pandemia pegou todos de surpresa e trouxe uma série de desafios, principalmente para o universo corporativo. Diante da necessidade de distanciamento social, muitos profissionais precisaram se adaptar às pressas a modelos de atuação alternativos, como o trabalho híbrido e o trabalho remoto.
A tradicional rotina de passar oito horas dentro de um escritório com gestores e outros colaboradores deu lugar a uma jornada de trabalho diferente no home office, em que o tempo precisa ser conciliado com tarefas domésticas e outras responsabilidades da vida pessoal.
Nesse sentido, como os profissionais podem se manter produtivos mesmo atuando fora do escritório?
Confira cinco hábitos adotados por pessoas produtivas no trabalho híbrido e remoto:
1. Planejamento do expediente
Para ser produtivo e fazer com que o dia de trabalho renda mais, muitos profissionais têm o hábito de planejar e distribuir as atividades durante o expediente.
Ou seja, o dia de trabalho é organizado de modo a permitir a realização de todas as atividades necessárias, como responder e-mails, fazer reuniões e telefonemas, resolver demandas específicas, entre outras.
Nem sempre será possível seguir completamente o planejamento realizado, mas o importante é que esta organização sirva de orientação para o expediente, auxiliando na realização das tarefas e obrigações.
2. Sem distrações
Quando o trabalho é realizado em casa, o chamado home office, as distrações aumentam consideravelmente. Afinal, no ambiente residencial é comum desviar a atenção para os filhos, as tarefas domésticas e até mesmo o barulho dos vizinhos.
Mas como conciliar as responsabilidades do trabalho em um ambiente repleto de distrações?
Profissionais produtivos que desejam manter o bom rendimento no trabalho remoto reconhecem as distrações e aprendem a contorná-las. Assim, as atividades que exigem maior atenção, como responder e-mails, são realizadas em horários específicos e mais tranquilos: antes de começar a trabalhar ou no fim do expediente, por exemplo.
Já as mensagens do Whatsapp e as redes sociais devem ficar para o horário de almoço.
3. Horários fixos de trabalho
Um dos maiores desafios do trabalho remoto é estabelecer horários fixos para iniciar e terminar o expediente. Isso porque quando as atividades são realizadas em casa, muitos profissionais desenvolvem o costume de continuar trabalhando mesmo após o horário.
Este expediente sem hora para começar ou terminar pode se tornar o grande vilão da produtividade, já que o profissional acaba ficando mais cansado durante o horário de trabalho e pode desenvolver problemas de saúde mental, como a síndrome de burnout.
Para evitar estas complicações, profissionais produtivos buscam estabelecer horários fixos para começar e terminar o expediente, iniciando o dia com um bom café da manhã e finalizando com atividades de lazer agradáveis ou momentos com a família.
4. Pausas programadas
Dedicar horas ininterruptas ao trabalho esgota a mente e o corpo, aumenta o cansaço e resulta em um rendimento mais lento e abaixo do esperado.
Por isso, profissionais produtivos realizam intervalos durante o expediente para descansar a mente e relaxar o corpo. Esta atitude ajuda a renovar as ideias, permitindo um retorno às atividades mais focado.
Afinal de contas, a produtividade não está relacionada à quantidade de tempo dedicada ao trabalho, mas sim a uma boa gestão de tempo.
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5. Local adequado
Trabalhar em um ambiente sem a estrutura adequada para a realização das atividades profissionais pode resultar em baixa produtividade, problemas de concentração, entre outros.
Dessa forma, o ideal é contar com um espaço em casa específico para o trabalho, com mesa espaçosa e limpa, cadeira ergonômica, boa conexão com a internet e privacidade.
Esta dica auxilia o profissional a manter o foco durante o expediente, além de evitar que ambientes inadequados se transformem em escritório — como a sala de casa, o quarto, etc.
Mas quem não tem espaço em casa para montar um escritório, pode encontrar no coworking a solução ideal.
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