Em meio a uma pandemia que afeta não apenas a saúde, mas também a economia e o mercado de trabalho, milhares de pessoas precisaram buscar no empreendedorismo alternativas para contornar o desemprego e manter a renda.
De acordo com dados do Portal do Empreendedor, entre março e dezembro de 2020 houve um aumento de cerca de 1,500 milhão de microempreendedores individuais, saltando de 9,788 milhões de trabalhadores no início da pandemia para 11,316 milhões.
Este dado aponta que, enquanto muitos profissionais empreenderam por necessidade nesta pandemia, outros fizeram da crise uma oportunidade para tirar do papel o tão sonhado projeto do negócio próprio.
Em meio às incertezas do futuro e à crise em diversos setores, o empreendedorismo e a recuperação dos pequenos negócios podem representar importantes formas de retomar a economia do país no pós-pandemia e fazer de 2021 um ano melhor para todos.
Mas afinal, qual é a importância do empreendedorismo?
O empreendedorismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer país. Afinal, ele é responsável por gerar empregos formais, criar produtos e serviços de valor para o mercado e contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Ao abrir um negócio próprio, o empreendedor precisará de mão de obra para manter as atividades. Portanto, será necessário abrir mais vagas de emprego e garantir a manutenção destes postos de trabalho.
Nesse contexto, mais pessoas inseridas no mercado de trabalho representam mais dinheiro circulando e gerando riqueza, fatores que influenciam diretamente no crescimento econômico do país e no desenvolvimento da sociedade.
Além destes aspectos, o empreendedorismo também torna o mercado mais competitivo, favorecendo a criação de novas empresas, estimulando os consumidores a adquirirem novos produtos e serviços e beneficiando os trabalhadores como um todo.
Ao estimular o empreendedorismo toda a sociedade ganha, já que as novas ideias de negócio trazem maior praticidade e comodidade ao dia a dia dos consumidores, aumentam a demanda por profissionais e movimentam a economia.
O papel da BQ no apoio ao empreendedorismo
A BQ Escritórios e Coworking representa muito mais do que estações de trabalho e espaços multiuso completos para diversas empresas e profissionais.
Na BQ, o crescimento dos negócios e o desenvolvimento profissional são parte importante de uma filosofia que visa acolher e abraçar diferentes projetos.
Por isso, todos nossos parceiros contam com uma infraestrutura completa e ambientes humanizados voltados à colaboração entre pessoas e ao crescimento de pequenas, médias e grandes empresas.
Os espaços da BQ, como escritórios mobiliados e virtuais, coworking, salas de treinamento e reunião, foram exclusivamente projetados para proporcionar as melhores experiências corporativas, melhorando a produtividade da equipe e trazendo resultados assertivos para diferentes tipos de negócio.
A BQ Escritórios e Coworking apoia o empreendedorismo e oferece diversas vantagens para que empreendedores e profissionais autônomos cresçam cada vez mais.
Além de todas as facilidades e serviços de apoio, nossos parceiros ainda contam com mentorias profissionais e aconselhamento, palestras e reuniões, eventos online e presenciais e muito networking efetivo e com propósito.
A BQ está pronta para acolher o seu projeto e ajudar o seu negócio a ir ainda mais longe!
Entre em contato com nossa equipe e traga a sua empresa para a BQ.