A responsabilidade social corporativa é uma pauta presente em muitas empresas e é um termo muito discutido atualmente.
Esta responsabilidade também traz consigo a confirmação de que empresas modernas e atualizadas percebem que sua missão vai muito além dos resultados financeiros, ou seja, a preocupação também com o capital humano.
Dessa forma, com o Outubro Rosa e Novembro Azul se aproximando, esta é uma oportunidade para as organizações demonstrarem seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
Pensando nisso, separamos algumas ações para amplificar a divulgação tanto do Outubro Rosa e Novembro Azul em sua empresa.
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Mas afinal, o que é Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento internacional criado para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, no ano de 1990.
No Brasil, o Outubro Rosa começou a se popularizar somente anos depois, em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.
Desde aquela data, mais de vinte anos depois, a campanha ganhou mais visibilidade e várias cidades brasileiras aderiram à causa, com a realização de atividades educativas, palestras, eventos e ações de incentivo à realização dos exames preventivos.
Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), mostram que a cada 100 mil mulheres no Brasil, 44 podem desenvolver um câncer de mama. Sendo este o tipo de câncer mais diagnosticado entre as mulheres e a principal causa de morte entre a população feminina.
Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, ainda segundo o INCA.
Como abordar o Outubro Rosa nas empresas
Agora que já explicamos o que é a campanha do Outubro Rosa e qual a sua importância de conscientização no contexto brasileiro, saiba como a sua empresa pode promover atividades durante o mês de outubro.
Incentive consultas regulares
Uma ação efetiva que a empresa pode fazer é liberar as colaboradoras para realizar consultas de check-up ginecológico e exames adequados na prevenção contra o Câncer de Mama.
Nesses casos, uma possibilidade interessante é a empresa criar uma parceria com um consultório para as consultas e exames, gratuitamente ou com preços especiais.
Esse incentivo pode ser realizado durante todo o ano, não somente quando outubro se aproxima.
Organize eventos com especialistas
Organizar rodas de conversa com especialistas da saúde da mulher também é uma ação interessante para explicar sobre o câncer de mama e formas de identificar a doença precocemente.
Nessa ocasião podem ser feitas perguntas sobre os tipos de prevenção e como realizar autoexame, por exemplo.
É interessante ainda que sejam distribuídas cartilhas sobre o tema, que reforcem as ideias comentadas no evento.
Entenda o que é o Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização focada na saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, cerca de 225 mil homens são diagnosticados com câncer todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse número ainda não considera o câncer de pele, o mais recorrente no país.
Segundo dados do Instituto, os cinco principais tipos de câncer em homens são o de próstata, de cólon e reto, da traqueia, brônquio e/ou pulmão, de estômago e da cavidade oral.
O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, mas tinha outro nome na época: Movember, que misturava o termo moustache (bigode) e november (novembro).
Essa iniciativa incentivava os homens a deixarem os bigodes no dia 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, para demonstrar apoio à causa.
Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou cada vez mais notoriedade por diversos países do mundo, baseando-se na campanha de Outubro Rosa.
Quais passos podem ser implementados nas empresas sobre Novembro Azul?
Diferentemente do Outubro Rosa, a campanha de Novembro Azul se volta para desconstruir o preconceito em relação à busca por consultas com um urologista.
Nesse sentido, é importante que as ações propostas sejam voltadas também para esse objetivo.
Promova palestras com especialistas
Convidar especialistas é uma forma de promover a conscientização e mais do que isso, demonstrar que o estigma precisa ser combatido para permitir o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesta ocasião podem ser apresentados relatos de pacientes que trataram a doença, além da promoção de um espaço seguro para tirar dúvidas sobre as consultas e exames.
Por fim, vale reforçar que essas ações podem ser realizadas durante todo ano, não somente quando os meses de outubro e novembro estão se aproximando.
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