Se você é um empreendedor ou já ouviu falar sobre os desafios da fase inicial de um negócio, já sabe, ao menos brevemente, de todas as dificuldades enfrentadas nesse período.
O começo de uma empresa demanda muita dedicação, investimento financeiro e o cumprimento de algumas burocracias, como é o caso de endereço comercial.
Aqueles que se propõem a oferecer serviços de qualidade ou comercializar um produto, quando criam seu próprio negócio, precisam se atentar a alguns pontos importantes e um deles é o plano de negócios.
O plano de negócios é uma etapa extremamente importante e que pode servir como guia da jornada de um empreendedor.
Esse documento descreve objetivos e também sugere como é possível alcançar essas metas.
Pensando nesse papel de guia, fica claro que para que seja assertivo, um plano de negócios conta com uma série de informações, como análise completa do mercado e dos concorrentes, além de um estudo sobre o público e estratégias para a operação.
A seguir, você vai compreender com detalhes o que é um plano de negócios e vai conferir dicas essenciais para ajudar na criação desse plano.
Continue a leitura!
O que é um plano de negócios
Quando a ideia de um negócio surge, os objetivos que o empreendedor tem em mente são muito claros e o plano de negócios é um documento que pode justamente descrever com detalhes esses objetivos, ou seja, colocar as ideias no papel.
A partir do momento em que as ideias começam a ser descritas, fica mais fácil refletir sobre quais etapas precisarão ser feitas para alcançar os objetivos.
Na maioria dos casos, um plano de negócios conta com as etapas como:
- Sumário executivo: esse primeiro item é bastante descritivo e deve conter uma visão geral do negócio, incluindo os objetivos, estratégias-chave e metas;
- Descrição do negócio: neste item será especificado qual é a área de atuação da empresa, se conta ou não com uma estrutura e quais são a visão e os valores do novo empreendimento;
- Análise de mercado: é neste ponto que pesquisas precisam ser feitas. A análise de mercado deve conter as tendências do setor que estão em alta, dados sobre a concorrência e onde existem possibilidades, nessa mesma área, que podem ser exploradas;
- Produtos ou serviços: a nova empresa será especializada em produtos ou serviços? Nessa etapa esses pontos serão descritos e também serão apresentados os diferenciais, os benefícios e as vantagens em relação à concorrência;
- Estratégia de marketing: este é um item essencial para pensar sobre como a nova empresa chegará até seus possíveis consumidores. As possibilidades de divulgação e canais para isso estarão presentes neste ponto;
- Dados financeiros: o começo de um negócio envolve investimento financeiro e por isso, nesta etapa, deverá ser informada a verba disponível para este início;
- Plano operacional: aqui é necessário explicar sobre as operações diárias do negócio, a sua localização, instalações, fornecedores, logística e processos internos, tanto de contato com parceiros quanto em relação ao atendimento ao cliente e o desenvolvimento de produtos ou serviços.
Agora que você já entende um pouco mais sobre o plano de negócios e quais são as duas etapas, confira algumas dicas de como começar esse processo da maneira correta.
Comece pela missão, visão e valores
O primeiro passo para iniciar o plano de negócios envolve a definição da construção da missão, visão e valores da sua marca.
Esse ponto é crucial para determinar de que forma os seus produtos ou serviços irão atender a demanda de um público em específico.
Esses três itens traduzem quem é a empresa e sua razão de existir, e orientam na busca dos objetivos estratégicos.
Separe um valor para investimentos iniciais
As pesquisas de mercado que citamos, para serem assertivas, precisam ser realizadas por uma empresa que seja especializada nesse serviço.
Se existir essa possibilidade, essa contratação pode ser uma alternativa interessante.
Busque parcerias
Dependendo do ramo de atividade, criar parcerias no início de um negócio é uma forma de contar com uma rede de apoio e com um público já consolidado.
Realizar alianças auxilia a agregar competências, aumentar as vendas e pode também reduzir custos.
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A BQ Escritórios e Coworking atua há mais de 25 anos na locação de espaços de trabalho e outras diversas soluções, como endereço comercial e endereço fiscal.
Esses serviços, principalmente na fase inicial de um negócio, são fundamentais para a credibilidade e fortalecimento da imagem profissional, o que pode influenciar na atração de novos clientes.
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