Eventos corporativos são ótimas oportunidades de engajar as equipes, além de proporcionar aos funcionários possibilidades de desenvolvimento com mentores ou palestrantes renomados.
Esses eventos também estimulam a criatividade, são dias diferentes na rotina dos times que podem sair de seus postos de trabalho para vivenciar momentos mais descontraídos.
Mas apesar de oferecer diversos benefícios para as empresas, muitas organizações não investem em eventos corporativos por inúmeros motivos, que passam principalmente pela falta de conhecimento sobre essas vantagens ou pela dificuldade de planejamento para essa eventualidade.
Neste artigo, reunimos algumas dicas essenciais para guiar a estratégia de organização de eventos corporativos. Continue a leitura!
O que é um evento corporativo
O dia-a-dia nas empresas, com todas as suas demandas, projetos em andamento e prazos para cumprir, não dispõe de momentos onde as equipes estejam descontraídas para que laços sejam criados de forma espontânea.
Um evento corporativo pode ser um desses momentos, de fortalecimento ou criação de conexões, ou pode ainda ser uma oportunidade da empresa apresentar sua nova fase, novos produtos ou até mesmo novos funcionários.
Em momentos de crise, quando as equipes estão desmotivadas, por exemplo, um evento corporativo também pode ser uma alternativa interessante para buscar maneiras de melhorar a produtividade e aumentar a motivação.
Palestras, workshops, feiras, convenções, congressos, treinamentos e lançamentos de produtos e serviços são alguns exemplos de eventos corporativos.
Como organizar um evento corporativo
Agora que já apresentamos o que significa evento corporativo e quais são os seus tipos, vamos explicar como organizar um evento como esse.
1. Defina o tema do evento
O primeiro passo para organizar um evento corporativo é escolher o seu tema.
O ideal é que esse tema seja abrangente e consiga dialogar com todos os setores da empresa, para que todos consigam se beneficiar com as discussões.
Depois de definido o tema, é preciso pensar nos palestrantes e se eles serão membros da própria empresa ou convidados de fora.
Neste ponto é necessário entender também se existirão apenas os palestrantes ou o evento contará com algum apresentador que irá guiar as perguntas aos convidados e também aos espectadores.
2. Escolha uma equipe para acompanhar pela organização
Como um evento corporativo envolve uma série de demandas que estarão acontecendo em paralelo, mas não necessariamente executadas pelas mesmas pessoas, neste ponto é considerável responsabilizar uma equipe para esse acompanhamento.
Essa equipe pode criar checklists com as fases que estão em andamento para ter uma visão macro do evento que estará se aproximando.
3. Escolha uma data para o evento
A escolha da data do evento também é muito importante para contar com o máximo de participantes possíveis.
A data do evento também precisa ser decidida com antecedência e se possível ser acrescentada no planejamento semestral ou anual da empresa, para que aquela data já fique reservada para o evento.
4. Crie uma estratégia de divulgação do evento
A divulgação do evento também é outro fator que interfere na adesão dos participantes e por conta disso precisa ser feita com muito cuidado.
Os canais de comunicação escolhidos para essa divulgação precisam ser os mais utilizados pelos funcionários e, além disso, precisam ser criativos e chamar a atenção para estimular a participação.
Momentos de integração que acontecerão no evento também podem fazer parte desses convites.
5. Defina o local para a realização do evento
O local escolhido para o evento corporativo é um dos fatores cruciais para o sucesso do encontro.
Isso porque o local interfere no fácil acesso do público, como estacionamento ou transporte coletivo e espaço confortável e adequado para todas as pessoas presentes.
Antes de escolher o local, tudo isso deve ser considerado, pois é fundamental que todos se sintam acolhidos e bem recebidos.
Se a sua empresa precisa organizar um evento e não dispõe de um local adequado para isso, a locação de um espaço físico é uma ótima possibilidade.
A BQ Escritórios e Coworking oferece salas de reuniões para eventos corporativos de diferentes tamanhos com todo conforto que esses encontros demandam.
Acesse o nosso site para saber mais!