Como utilizar a técnica Pomodoro para aumentar a sua produtividade
Você já teve a sensação de não estar tão focado quanto gostaria em um dia de trabalho? As distrações durante o expediente afetam a produtividade e os resultados diários de qualquer profissional. E justamente para evitar o baixo rendimento e a falta de foco na realização das atividades que a técnica Pomodoro foi desenvolvida.
Mas você sabe como o método Pomodoro funciona e de que maneira ele promete acabar com a procrastinação?
No artigo de hoje você vai conhecer mais sobre o Pomodoro e aprender a utilizar essa técnica para gerenciar melhor o seu tempo e aumentar a produtividade.
Mas afinal, o que é a técnica Pomodoro?
Desenvolvida no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro é uma metodologia de gestão de tempo que consiste em dividir o tempo de trabalho em dois períodos: de foco ininterrupto e de descanso.
O método leva esse nome, pois seu criador utilizava um cronômetro em formato de tomate — pomodoro em italiano — para marcar o tempo de trabalho.
Na prática, o método Pomodoro estabelece um período de 25 minutos de trabalho contínuo, seguido de uma pausa de cinco minutos para descanso.
O ciclo completo leva duas horas, ou seja, quatro períodos de trabalho e intervalo. Após completar o ciclo de quatro blocos de pomodoro, o tempo de descanso deve ser um pouco maior, entre 15 a 30 minutos.
O objetivo da técnica é aumentar a produtividade durante a realização das atividades, seja trabalho ou estudos, através do direcionamento do foco, do gerenciamento do tempo e de pausas frequentes.
Por que o Pomodoro é eficaz?
Através da marcação de tempo e da divisão do trabalho em ciclos, o Pomodoro ajuda a evitar o cansaço, o esgotamento mental e a procrastinação, já que o profissional sabe que em poucos minutos poderá fazer uma pausa para descansar.
Além disso, o período cronometrado de 25 minutos de trabalho ininterrupto garante concentração e foco apenas na tarefa atual, reduzindo distrações com redes sociais, e-mails e celular, e aumentando o desempenho ao final do expediente.
A metodologia do Pomodoro impede a sobrecarga de atividades e a ansiedade de finalizá-las, proporcionando intervalos que relaxam a mente e contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho.
Como utilizar o método Pomodoro na prática
Agora que você já conheceu mais sobre a técnica Pomodoro e como ela pode ser eficaz para o seu dia a dia, anote algumas dicas para colocar o método em prática.
1 - Faça um lista com as atividades do dia
O primeiro passo é fazer uma lista com todas as atividades a serem realizadas no dia. Mas lembre-se de não se sobrecarregar! Caso tenha muitas coisas para fazer, comece listando apenas o essencial para o momento.
O ideal é organizar as atividades por nível de importância, priorizando o que precisa ser entregue no mesmo dia.
A partir da organização das tarefas, você evita se perder nas demandas e otimiza o tempo.
2 - Elimine as distrações
Com a lista de atividades pronta, é hora de eliminar as distrações do ambiente de trabalho.
Saia do e-mail e das redes sociais, desative as notificações do celular e peça para não ser interrompido pelas pessoas ao seu redor. Ouvir música está liberado, desde que ela não atrapalhe na sua concentração.
3 - Defina o cronômetro e inicie o trabalho
Utilize o cronômetro do celular ou do computador para marcar os blocos de 25 minutos.
A partir do momento em que o tempo começar a ser contado, você só poderá parar o cronômetro em casos realmente urgentes. Se precisar interromper a contagem, reinicie o tempo e comece um novo ciclo.
Caso você termine a atividade antes de completar um ciclo, não pause o cronômetro ou aumente o tempo de descanso. Continue focado e aproveite para revistar o trabalho e fazer ajustes finais.
4 - Faça uma pausa de cinco minutos
Após completar o pomodoro de 25 minutos, faça uma pausa de cinco minutos para relaxar e se desligar da atividade.
Você pode aproveitar o tempo de descanso como quiser, se alimentar, navegar nas redes sociais, mandar mensagens, responder e-mails, se alongar, etc. Contudo, o indicado é optar por atividades relaxantes e que não exijam esforço mental.
5 - Complete quatro ciclos de pomodoro
Depois de fazer a primeira pausa, é hora de retornar às atividades. Continue cronometrando o período de trabalho e de descanso até completar quatro ciclos de pomodoro, ou duas horas.
6 - Faça uma pausa longa
Após fechar o ciclo de quatro sessões de pomodoro, descanse por um período maior, entre 15 a 30 minutos, e depois retorne ao trabalho iniciando um novo ciclo de mais quatro blocos.
Repita o processo até finalizar as atividades do dia ou terminar o expediente. E lembre-se de anotar quanto tempo foi necessário para realizar cada tarefa e quais fatores interromperam o trabalho, buscando otimizar a sua produtividade e desempenho.
Como você conferiu, o Pomodoro é uma técnica muito simples e que pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta procurar um local adequado de trabalho e ter um cronômetro para marcar o tempo.
Se você pretende investir no Pomodoro para aumentar a sua produtividade, conte com um ambiente profissional estruturado e completo.
Na BQ Escritórios e Coworking você encontra estações de trabalho compartilhadas e privativas para focar no seu negócio e buscar um crescimento cada vez maior.
Nossos espaços são mobiliados e possuem a estrutura completa para empresas e profissionais autônomos.
Visando o bem-estar e a saúde de todos, a BQ investiu em processos redobrados de limpeza das salas, equipamentos, objetos, mobília e áreas comuns.
Todo nosso espaço conta com procedimentos recorrentes de higienização, sinalização adequada e dispositivos de álcool 70% para garantir a proteção de usuários, colaboradores e visitantes.
Conheça nossas soluções e se torne um parceiro BQ.