Todo empreendedor ou gestor de um negócio vai ter que lidar com a DRE, a tal Demonstração do Resultado Financeiro. Para alguns, é um documento simples. Para outros, uma burocracia um tanto complexa. Mas afinal, para que serve e qual a importância da DRE?
A verdade é que entender o que é, a sua função e o seu impacto nas decisões de um negócio ajuda na administração da empresa.
Aqui na BQ Escritórios e Coworking, falamos muito sobre como os dados têm o poder de transformar sua empresa. Por isso, vamos ajudar você a entender mais o assunto neste conteúdo.
O que é a DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um dos principais relatórios financeiros utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa. Ela resume as receitas, custos e despesas de uma organização durante um período específico, geralmente trimestral ou anual, culminando no lucro ou prejuízo líquido.
Para poder realizar a DRE de um jeito mais simples, a sua empresa pode contar com a ajuda de um escritório de contabilidade. Entretanto, é necessário entender a sua estrutura e como analisar para que você tenha conhecimento dos seus próprios resultados.
Qual a importância da DRE?
A DRE é de extrema importância uma vez que sua análise e coleta de dados geram resultados capazes de estabelecer mudanças e adaptações em diversas áreas da empresa. Se sua organização tem um setor de contabilidade, é válido reunir logo no começo do ano todas as informações necessárias para elaborar os documentos contábeis de forma eficiente.
Agora, se você ainda não tem um contador, o mais indicado é contratar os serviços de uma empresa especializada para ajudar na elaboração na DRE.
A declaração funciona como uma prestação de contas de seu empreendimento com o governo. A partir dela, a Receita Federal se certifica de que todos os impostos devidos foram declarados de forma correta.
Também é feito um comparativo entre o lucro presente na DRE e o valor declarado no Imposto de Renda feito pelo empreendedor como Pessoa Física. Por essa razão, é necessário ficar atento nas declarações feitas por você e pela empresa.
Além disso, esta demonstração não possibilita apenas a avaliação do desempenho no mercado, mas também permite verificar a eficiência dos gestores, indicando se mudanças administrativas podem ser necessárias para reparar ou melhorar os resultados.
Como analisar a DRE?
Existem duas maneiras para fazer a análise da DRE: a análise vertical e a análise horizontal.
Na análise vertical, é possível olhar mais detalhada e minuciosamente cada despesa, custo e receita, entendendo qual a parte que cabe a cada valor em relação ao faturamento bruto. Esse tipo de análise vai te ajudar a identificar quais são as maiores receitas e despesas da empresa.
Na análise horizontal, você pode analisar uma receita ou despesa em específico para compreender seu crescimento ou decadência ao longo do tempo.
Estrutura da DRE: como fazer?
A DRE segue uma estrutura padrão que facilita a leitura e análise dos resultados financeiros. Os principais componentes são:
- Receita Bruta;
- Receita Líquida;
- Lucro bruto;
- Resultado líquido;
- Despesas financeiras;
- Despesas administrativas;
- Despesas com vendas;
- Custos de produtos/mercadorias vendidas.
Vale lembrar que a análise das receitas não se limita ao crescimento das vendas. É importante examinar a diversificação das fontes de receita, a sazonalidade e o impacto de fatores externos, como mudanças regulatórias ou econômicas. Uma empresa com múltiplas fontes de receita é geralmente mais resiliente a flutuações de mercado.
Na DRE, itens como receita bruta das vendas e dos serviços devem ser discriminados, assim como as devoluções do que havia sido vendido, os abatimentos e impostos pagos.
Ainda no que diz respeito a vendas, é importante apresentar a receita líquida, o custo das mercadorias vendidas e o lucro bruto. Despesas financeiras, gerais, administrativas e operacionais também não podem deixar de ser listadas. Na demonstração, deve constar também o lucro ou prejuízo operacional, bem como as receitas e despesas não operacionais.
Completam o relatório: o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para o imposto, as participações de debêntures, empregados, administradores, partes beneficiárias e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados
Como fazer a DRE da sua empresa?
A única DRE obrigatória é a anual, mas se você mantiver uma organização mensal, ficará mais fácil produzir a anual. A maneira mais prática e comum de produzir a DRE é com planilhas para poder detalhar todas as despesas necessárias.
Para você chegar ao resultado líquido do exercício, é necessário efetuar o cálculo ordenado de receitas, deduções, custos e despesas. Ele deve ser feito de maneira verticalizada (em outras palavras, dedutiva), subtraindo das receitas todos os gastos que a empresa teve no intervalo de tempo analisado.
Até ser finalizada, a DRE apresenta uma série de outros resultados. Entre eles, estão a Receita Líquida de Vendas e os resultados Operacional Bruto, Operacional Líquido (antes do Imposto de Renda e Contribuição Social) e Líquido antes das Participações.
Após todos os meses preenchidos de forma correta, é preciso apenas fazer a soma dos resultados de cada campo. Esse resultado pode ser passado para um sistema, para o gestor ou outros colaboradores também terem acesso. Assim, a empresa consegue ter informações relevantes para tomar decisões mais assertivas no decorrer do ano e, assim, potencializar o desenvolvimento da organização.
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