Cada um de nós é um consumidor potencial e a todo momento podemos passar por decisões de compras, das mais simples até aquelas que envolvem uma maior pesquisa e investimento financeiro.
Desde o reconhecimento da necessidade de comprar algo ou contratar algum serviço, até a busca por opções de marcas e pesquisa de preços, vivenciamos o que chamamos de experiência do cliente.
Essa experiência pode ser tão boa que algumas marcas conseguem a fidelização dos consumidores, ou pode ser ruim a ponto de resultar na desistência de compra.
E mais do que essa desistência, um consumidor pode compartilhar com outras pessoas o quanto a sua experiência foi negativa.
A seguir, você vai entender como a experiência do cliente é relevante e o quanto ela pode ser um diferencial competitivo.
Como a experiência do cliente mudou nos últimos anos
Quando alguém precisa de um produto ou serviço, a primeira ideia para encontrar o que se quer é pesquisar na internet.
Esse é um dos principais aspectos que transformaram a experiência do cliente.
Hoje em dia a presença digital das empresas é muito maior e em seus canais de comunicação é possível encontrar seus diferenciais, preços, projetos que desenvolvem e muito mais.
É justamente por isso que o preço já não é o principal fator que estimula ou não uma compra.
Os consumidores estão mais exigentes, priorizam a cordialidade no atendimento e também desenvolvem relações mais próximas das marcas.
Uma experiência do cliente considerada positiva inclui:
- Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente precisa ser sempre cordial e eficiente, o que inclui o tempo de espera para atendimento, a forma como o funcionário se apresenta e a capacidade de resolver problemas e dúvidas do cliente.
- Qualidade dos produtos e serviços
É fundamental que a empresa ofereça produtos e serviços de alta qualidade, que atendam às necessidades do público e isso deve ser o foco da empresa, que precisa buscar inovações para se destacar no mercado.
- Processos de venda e pós-venda
A empresa precisa contar com um processo de venda claro que permita ao cliente tomar uma decisão de compra segura. O pós-venda também deve ser bem estruturado, com atendimento, especialmente rápido no caso de problemas ou dúvidas.
- Usabilidade do site
O site da empresa deve ser fácil de usar e navegar, principalmente por conta das compras online. O layout, carregamento rápido de páginas e facilidade de encontrar produtos e informações relevantes também estão nessa lista.
- Personalização
Um atendimento personalizado é uma das principais formas de fidelizar clientes e melhorar a experiência de compra. Para isso a empresa precisa considerar as necessidades e preferências dos clientes, com opções de produtos e serviços diferentes para cada perfil.
Priorizar esses tópicos é um diferencial competitivo importante, principalmente diante de um mercado disputado.
Nós priorizamos a experiência do cliente em nossas soluções
Em mais de vinte anos de atuação tivemos a oportunidade de acompanhar muitas transformações na nossa atuação e é claro, adquirir novos clientes.
Toda essa bagagem nos demonstrou na prática que a experiência do cliente é um diferencial competitivo e, por isso, fortalecemos nossa presença digital, promovemos eventos e desenvolvemos o Metro³ BQ, uma nova dimensão para diferentes negócios.
Quando chegam até aqui, nós visamos acolher nossos clientes, assim como suas expectativas e anseios.
É por isso que contamos com dezenas de parcerias duradouras que promovem crescimento e sucesso!
Acesse o nosso site para conferir nossas soluções e a abrangência da nossa presença.