Você já ouviu falar em inteligência emocional? Este conceito representa uma das soft skills mais valorizadas no mundo dos negócios, ainda mais em tempos de crise e incertezas devido à pandemia.
A inteligência emocional é uma habilidade essencial para o mercado, pois está relacionada ao controle das emoções frente a diversas situações, principalmente de disputas e conflitos.
Se você quer descobrir como a inteligência emocional pode ser utilizada a favor dos negócios da sua empresa, continue acompanhando o artigo de hoje.
Afinal, o que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é uma competência relacionada à capacidade de controlar as próprias emoções e utilizá-las em benefício próprio para resolver situações adversas, realizar escolhas conscientes e viver com mais qualidade.
Além disso, a inteligência emocional também envolve a compreensão das emoções de outras pessoas, visando a construção de relacionamentos saudáveis e mais duradouros.
Basicamente, a inteligência emocional pode ser compreendida como uma habilidade que auxilia na harmonização da razão e emoção, tornando as motivações das decisões mais conscientes e facilitando a resolução dos desafios do mundo moderno.
A inteligência emocional a favor dos negócios
Todos nós sabemos que o estresse e o cansaço do dia a dia prejudicam não só o corpo, mas também a mente.
Um trabalhador esgotado e frustrado tem sua capacidade de julgamento afetada, e pode acabar tomando decisões inadequadas para a empresa.
Quando o profissional desenvolve sua habilidade de inteligência emocional, ele se torna capaz de pensar, sentir e agir de maneira consciente e inteligente, impedindo que as emoções se acumulem e influenciem negativamente em sua qualidade de vida.
No mundo dos negócios, a inteligência emocional traz mais segurança para a tomada de decisões, permite o desenvolvimento de conexões mais estáveis com parceiros e clientes e amplia as possibilidades de surgimento de ideias inovadoras.
Confira dicas de como desenvolver e aprimorar a inteligência emocional para utilizá-la a favor dos negócios da sua empresa:
1 - Analise atitudes e emoções
O primeiro passo é repensar as atitudes e emoções, a fim de compreender ações passadas e sentimentos.
Nesta etapa, é importante analisar com honestidade as atitudes, anotando emoções e até alterações de humor para buscar a mudança de posicionamentos inadequados. A autoconsciência é a chave para controlar os sentimentos e reações.
2 - Busque feedbacks de terceiros
A autorreflexão é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. No entanto, essa análise é limitada, uma vez que é difícil para os seres humanos compreenderem totalmente o que sentem em meio a certas situações.
Dessa forma, é necessário buscar uma opinião externa de familiares e amigos ou até mesmo de profissionais capacitados que irão auxiliar na compreensão de reações e estados emocionais.
3 - Compreenda gatilhos e padrões
Observar atentamente o comportamento e falas de terceiros auxilia na compreensão de como as diferentes personalidades seguem padrões emocionais frente a determinadas situações.
Com o tempo, esta análise permitirá reconhecer com antecedência padrões semelhantes no comportamento das outras pessoas, ajudando o profissional a impedir ou resolver com maior agilidade possíveis problemas da empresa.
4 - Pratique diariamente a inteligência emocional
Para denominar cada vez mais a inteligência emocional, recomenda-se praticar a habilidade todos os dias, seja por meio de leituras sobre o assunto ou auxiliando outras pessoas.
A empatia faz parte da inteligência emocional e só pode ser desenvolvida a partir do momento em que o profissional busca ajudar seus colegas sem esperar nada em troca.
Agora que você já sabe como aprimorar a inteligência emocional para auxiliar nos negócios da sua empresa, que tal contar com o ambiente certo para crescer ainda mais?
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