Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática
Abrir o próprio negócio, empreender desfrutando de liberdade e autonomia, é um sonho acalentado por muitos brasileiros.
É esse objetivo que leva diversos profissionais a mudarem de área e se arriscarem para um ramo totalmente novo, ou ainda abrirem uma empresa no segmento no qual acumularam experiência profissional ao longo da carreira.
Existem, ainda, aquelas pessoas criativas e visionárias na empresa que atuam, sem necessariamente se aventurar no empreendedorismo.
Segundo a McKinsey, empresas com uma cultura forte de inovação e programas de intraempreendedorismo geram um retorno financeiro até 3,2 vezes maior do que aquelas que não investem nessa área.
As pessoas com essas características podem ser estimuladas por meio da prática de intraempreendedorismo. É sobre este tema que abordaremos neste artigo.
Afinal, o que é intraempreendedorismo?
A palavra intraempreendedorismo veio do termo em inglês intrapreneur, que é uma abreviação da expressão intracorporate entrepreneuring.
Esse conceito nasceu em 1978, quando Gifford Pinchot II e sua esposa, Elizabeth Pinchot, escreveram um artigo onde citaram o termo pela primeira vez.
Cerca de sete anos depois, em 1985, Gifford Pinchot II lançou um livro chamado Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur para explicar mais a fundo sobre o assunto.
Neste livro, o autor explica que o intraempreendedorismo é a capacidade de criar e implementar novos projetos dentro de uma empresa, sem precisar sair dela para se tornar um empreendedor independente.
Ele também apresenta os princípios e as práticas do intraempreendedorismo e os benefícios individuais e para a empresa.
O intraempreendedorismo é, portanto, uma forma de estimular a inovação, a criatividade e a competitividade nas empresas, aproveitando ao máximo a criatividade e experiência dos seus funcionários.
É por isso que muitas empresas incentivam essa prática, principalmente aquelas que têm a inovação como prioridade, como as startups.
Tipos de intraimpreendedorismo
Além disso, uma pesquisa da Accenture revela que empresas com programas de intraempreendedorismo têm um crescimento anual de 7,7%, comparado a 3,4% nas empresas sem tais programas.
Agora que você já sabe o que significa o conceito de intraempreendedorismo, entenda mais sobre os diferentes tipos que existem.
Intraempreendedorismo de valor agregado
Esse tipo de intraempreendedorismo tem como principal objetivo colocar a inovação no centro de um negócio, ou seja, é sempre em busca de sugestões inovadoras que as equipes irão atuar.
Ele também está ligado à principal atividade da empresa e como essa atividade pode ser oferecida da maneira mais inovadora possível.
O intraempreendedorismo de valor agregado é muito relacionado ao nome da empresa e está presente no Google e na Apple, por exemplo.
Nessas grandes empresas, os funcionários se dedicam de forma constante para aprimorar os serviços e produtos que a empresa já disponibiliza.
Intraempreendedorismo spin-off
Ao contrário do intraempreendedorismo de valor agregado, esse tipo estimula os funcionários a irem além daquilo que a empresa já oferece.
E isso pode acontecer de diferentes formas, mas sempre pensando em expandir a oferta de serviços e ampliar o alcance de um público diferenciado.
A criação do Playstation é uma forma de intraempreendedorismo spin-off, já que surgiu dentro da Sony como uma iniciativa de um engenheiro que queria desenvolver um console de videogame.
Mas, como trata-se de uma proposta que pode ser totalmente diferente daquilo que a empresa já está habituada, é preciso conhecimento técnico, pesquisas de mercado e compreensão sobre tendências em alta. Medo de riscos não é algo que faz parte da rotina do intraempreendedorismo spin-off.
De que forma é possível incentivar o intraempreendedorismo em uma empresa
Um estudo da Boston Consulting Group em 2019 reforça que o intraempreendedorismo é crucial para fomentar a inovação nas empresas, permitindo que elas gerem mais ideias inovadoras e aumentem sua lucratividade
Para incentivar o intraempreendedorismo dentro de uma empresa é necessário, principalmente, criar um ambiente favorável à inovação, que ofereça liberdade, autonomia, confiança e reconhecimento aos colaboradores.
Esse comportamento precisa partir da direção e gestão, que também precisam se comunicar com transparência, para que os objetivos e valores sejam compartilhados por todos.
O investimento na capacitação é outro fator essencial para o intraempreendedorismo, pois essa é uma iniciativa que estimula a aprendizagem, o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades.
Os setores também precisam estar em sintonia, com etapas de processos alinhadas para que exista uma sinergia de inovação e aprimoramento. Quando estão bem alinhadas, as equipes conseguem perceber juntas as possibilidades de inovar.
Você já conhecia o termo intraempreendedorismo?
Visite o nosso blog para acessar outros conteúdos relacionados a empreendedorismo e inovação. As nossas redes sociais também são espaços de compartilhamento de tendências e novidades, siga-nos: Facebook, Instagram e Linkedin.