O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais
Coworking é um espaço de trabalho que envolve o compartilhamento de salas com outros profissionais de diferentes áreas. Ao optar por um coworking, é possível reduzir custos, ter mais flexibilidade e, principalmente, ampliar a rede de contatos.
Cada dia em um coworking é uma nova oportunidade de conhecer outros profissionais experientes em seus segmentos, que podem aconselhar e enriquecer a rotina de trabalho.
Neste conteúdo, vamos explicar como começar a fazer networking em um coworking com dicas simples e práticas. Continue a leitura!
1. Aproveite todos os momentos de interação com outros profissionais
Existem algumas situações específicas em que é necessário focar para finalizar uma demanda ou conversar com clientes remotamente.
Mas em outros momentos, quando você não está com o fone de ouvido e pode interagir com outros profissionais do coworking, aproveite para conversar se existir a abertura para isso.
Caso estejam comentando sobre um produto, negócio ou segmento que se assemelha ao seu, fale sobre a sua opinião.
Até mesmo em conversas sobre outros assuntos, que não são relacionadas ao trabalho, elas podem ser o caminho para criar laços e concretizar parcerias futuras.
2. Faça perguntas e demostre que está interessado
A comunidade presente em coworkings é extremamente diversificada.
Em um mesmo espaço, há profissionais da área de TI, design, arquitetos, engenheiros, redatores e muito mais.
Essas são áreas de atuação muito diferentes entre si e frequentar o mesmo espaço pode ser a ocasião ideal para aprender mais sobre cada uma delas.
Portanto, pergunte sobre o que sempre teve curiosidade em saber. Demonstre que está interessado em processos diferentes daqueles em que está habituado.
3. Participe de eventos organizados pelo coworking
Participar de eventos também é outra oportunidade de adquirir conhecimento e fazer networking.
Inscreva-se em palestras, workshops, cursos, happy hours, feiras e exposições. Estes eventos podem cobrir uma gama de temas, desde seu ramo de atuação até empreendedorismo e inovação, entre outros assuntos relevantes.
Quando você for escolher um coworking, busque opções que ofereçam esses diferenciais, como esses eventos esporádicos.
A BQ Escritórios e Coworking, por exemplo, organiza o Café com Networking, um encontro que conta com palestrantes experientes e que abordam os mais variados temas.
4. Fale sobre as suas ideias, mas também escute
Escolher trabalhar em um espaço de coworking é uma oportunidade de compartilhar ideias com pessoas de diferentes áreas, perfis e experiências. Você pode apresentar os seus projetos, receber feedbacks, pedir auxílio e oferecer soluções. Isso tudo pode ser enriquecedor.
No entanto, para que essa troca seja produtiva e respeitosa, é preciso saber falar sobre as suas ideias, mas também escutar as dos outros. Não se trata de impor a sua opinião ou de aceitar tudo o que os outros dizem, mas de dialogar com empatia.
Falar sobre o seu ponto de vista é uma maneira de expressar o seu valor e aquilo que acredita.
Mas também é crucial saber ouvir as ideias dos outros, pois elas podem trazer novos insights, perspectivas e aprendizados. Você pode concordar, discordar e questionar, mas sempre com educação.
5. Seja objetivo
Por mais que o ambiente do coworking seja projetado para permitir interações, é necessário entender que as pessoas que estão lá precisam cumprir as suas demandas de trabalho.
E para cumprir essas demandas, será preciso, muitas vezes, se afastar para se concentrar melhor. Sendo assim, nas interações nos momentos de conversa e networking, procure ser objetivo.
Por fim, escolha um coworking que ofereça benefícios além do convencional.
Nós, da BQ Escritórios e Coworking, além de organizarmos o Café com Networking, disponibilizamos ainda uma série de soluções que potencializam novos negócios.
O Metro³ BQ, por exemplo, é um serviço que contempla às necessidades de empresas que estão vivenciando diferentes fases.
Acesse o nosso site para saber mais e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.