A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020 trouxe uma série de mudanças para o dia a dia da sociedade. Atividades até então comuns, como trabalhar no escritório e frequentar empresas, foram totalmente reformuladas para a nova realidade.
Afinal, medidas como a quarentena e o isolamento social se tornaram essenciais para reduzir os índices de disseminação da doença.
Neste cenário, profissionais das mais diversas áreas se viram obrigados a se ausentar dos escritórios e trabalhar em regime home office por tempo indeterminado.
Mas com a chegada da vacina contra a covid-19, a expectativa de todos é de poder voltar à normalidade e frequentar novamente escritórios e espaços comerciais.
O retorno aos escritórios
Em tempos de pandemia, a flexibilidade de atuação se tornou a única alternativa para empresas que desejavam manter as atividades em dia, sem colocar em risco a saúde dos colaboradores.
E após um ano seguindo a modalidade home office, as empresas começam a se preparar para o retorno aos escritórios. Pois com o avanço da vacinação em todo o mundo, a sociedade se torna gradualmente mais resistente à doença
Mas como fazer esse retorno de forma adequada?
A solução está em proporcionar a volta dos colaboradores aos espaços corporativos com segurança e flexibilidade. Pois apesar de tudo, o trabalho remoto é uma tendência que chegou para ficar.
Para tornar a volta gradual aos escritórios mais segura para todos, basta investir em algumas medidas simples, porém eficientes.
Confira algumas ações:
- limpeza frequente em pontos de contato e espaços compartilhados;
- respeito ao distanciamento social nos ambientes;
- disponibilização de álcool em gel e higienizadores;
- limitação do número de pessoas por ambiente;
- utilização de máscaras.
Mas afinal, por que voltar a trabalhar no escritório?
Segundo a pesquisa Work From Home da Gensler, apenas 12% das pessoas desejam continuar trabalhando em casa em tempo integral após a pandemia. A maioria dos profissionais quer voltar ao escritório pelo menos três ou mais vezes por semana.
Ao proporcionar a flexibilidade de retornar aos espaços corporativos, nem que seja durante alguns dias na semana, os gestores ajudam a minimizar os efeitos negativos do isolamento e do trabalho remoto em tempo integral.
Afinal, uma pesquisa global da Oracle and Workplace Intelligence apontou que 78% dos profissionais sentiram que a pandemia afetou negativamente sua saúde mental.
Mas quais são os efeitos positivos de trabalhar no escritório?
O estudo da WeWork realizado antes da segunda onda da pandemia revelou uma melhora de 40% na motivação dos profissionais que retornaram ao escritório ao menos uma vez por semana após um longo período trabalhando em casa.
Já Peter Cappelli, professor da Universidade da Pensilvânia, destacou que a vida social no escritório como um todo é fundamental para os colaboradores, pois ajuda a manter o estímulo da equipe, rotina que é dificultada pelo trabalho remoto.
Escritório seguro no Rio de Janeiro
Como você conferiu, voltar a trabalhar no escritório gera um impacto positivo na vida dos profissionais.
Contudo, esse retorno às atividades presenciais deve ser feito com todo o cuidado necessário.
A BQ Escritórios e Coworking oferece espaços compartilhados e privativos completos para as necessidades do dia a dia sem abrir mão de toda a segurança e cuidado que os profissionais merecem.
Nos escritórios da BQ, as empresas podem expandir suas operações, realizar as atividades da rotina e incorporar novos colaboradores com máxima comodidade e eficiência.
As duas unidades da BQ, no centro do Rio de Janeiro e em Macaé, foram adaptadas para receber colaboradores e usuários de forma segura, transmitindo mais tranquilidade e conforto a todos.
Confira algumas medidas que a BQ adotou para o retorno às atividades nos escritórios:
- Adequação do coworking para respeitar a distância de segurança de dois metros entre as pessoas;
- Instalação de borrifadores com álcool em gel e álcool 70% na recepção de todos os andares;
- Instalação de dispensers com álcool em espuma nas áreas de café;
- Reforço da limpeza periódica em portas, maçanetas, corrimãos, banheiros e demais pontos de contato;
- Determinação de uma equipe exclusiva para intensificar a higienização dos espaços;
- Solicitação da utilização de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas;
- Desenvolvimento de orientações internas para garantir um local de trabalho seguro para os colaboradores;
E muito mais!
Clique aqui para conhecer todas as diretrizes de segurança que a BQ adotou.
Conheça os escritórios da BQ e aproveite um ambiente totalmente equipado e seguro para desenvolver as atividades da sua equipe.
Entre em contato conosco, confira nossos espaços profissionais e conheça os diferenciais da BQ Escritórios e Coworking.