Dentro de uma organização existem diversos cargos e trabalhos diferentes. E o papel de líder na empresa talvez seja a função mais desafiadora, já que os modelos de gestão empresarial estão em constante transformação.
Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a liderança nas empresas e qual é o papel do líder. Uma vez que essas questões são essenciais para uma administração de pessoal mais eficiente e com resultados positivos.
A figura do líder
Nos sistemas mais antigos de gestão empresarial, os líderes eram vistos como supervisores inalcançáveis, responsáveis por cobrar resultados e fiscalizar os colaboradores.
Nas empresas mais conservadoras, ainda é possível encontrar uma gestão centralizada na figura do chefe autoritário, que detém o poder de tomar as decisões finais e dar a última palavra.
Contudo, devido a modernização dos modelos de negócio, muitas empresas alteraram a forma como agem perante o mercado e seus colaboradores.
Os consumidores de hoje esperam empresas mais humanizadas e preocupadas com o bem-estar de todos a sua volta, dessa forma, a atuação dos líderes precisou se readequar à esta nova realidade da sociedade.
O papel de um líder
Visto que os colaboradores são considerados parte fundamental para o sucesso de qualquer organização, já que uma equipe motivada e comprometida com o trabalho entrega melhores resultados, o papel do líder empresarial ganhou ainda mais importância.
E hoje em dia, a liderança nas empresas é realizada por pessoas com experiência na resolução de conflitos e preparadas para lidar com as diferenças.
Afinal, cabe a um bom líder:
- Influenciar os demais colaboradores;
- Manter a equipe motivada e inspirada;
- Treinar e capacitar os funcionários;
- Desenvolver potencial e qualidades únicos de cada colaborador;
- Facilitar a comunicação e a tomada de decisões internas;
- Incentivar o crescimento profissional e a busca por melhores resultados;
- Manter a boa convivência e a harmonia no ambiente de trabalho;
- Garantir o bem-estar de sua equipe;
- Identificar as necessidades e dificuldades de cada trabalhador;
- Entregar e receber feedbacks;
- Interagir com todos os colegas e unir as pessoas;
- E muito mais!
Mesmo com tantas responsabilidades e obrigações, é importante ressaltar que um bom líder sabe reconhecer a relevância de todo e qualquer colaborador, não se colocando, portanto, acima dos demais cargos.
É dever do líder tratar todos os funcionários da mesma forma, possuindo empatia e estando disponível para receber críticas e procurar evoluir junto com a equipe.
A BQ Escritórios e Coworking
Como abordamos no post de hoje, um líder empresarial precisa ser capaz de assumir grandes responsabilidades e influenciar pessoas de maneira positiva. Porém, sabemos que nem todos os profissionais nascem com o “dom” da liderança.
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