Centenas de empresas aumentaram a gama de serviços e produtos oferecidos graças à possibilidade de terceirização.
Há alguns anos era difícil imaginar que seria possível publicar livros sem ter uma gráfica própria, por exemplo.
A possibilidade de terceirização trouxe inúmeros benefícios que transformaram a forma de vender produtos e serviços ao redor do mundo.
A terceirização teve início nos Estados Unidos na década de 1950, no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Depois do fim da guerra, os países envolvidos reconstruíram suas estruturas sociais, políticas e econômicas.
Entre essa reformulação, dezenas de empresas retomaram o desenvolvimento, o que contribuiu para o crescimento da economia.
Foi neste momento que empresas começaram a contratar outras empresas para fornecer serviços especializados que não faziam parte de sua atividade principal, como uma forma de reduzir custos e aumentar a eficiência.
No Brasil a terceirização chegou principalmente por conta da implantação da indústria automobilística no país.
Dos anos 1950 até 2023, muitos aspectos da terceirização mudaram e este artigo vai abordar as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços.
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O que é a terceirização e qual o seu papel nas empresas
A terceirização ocorre quando uma empresa contrata outra empresa para realizar demandas específicas ao invés de investir em equipamentos, estrutura e funcionários internos para isso.
O exemplo que citamos no início do artigo, sobre editoras, ilustra muito bem a terceirização de serviços.
A editora realiza todos os trâmites necessários que envolvem a publicação de um livro enquanto contrata uma empresa terceirizada para realizar a impressão dessas obras.
Nessa situação em específico, a editora economiza muito ao terceirizar o serviço de impressão enquanto pode focar em outros aspectos como o aumento da venda de livros, parcerias com livrarias e formas de divulgação dos autores.
Em outros segmentos, assim como o ramo editorial, o papel da terceirização de serviços é permitir uma maior concentração em outros aspectos da empresa, novas estratégias e formas de expansão.
Vantagens da terceirização de serviços
Além da redução de cursos, que é a primeira vantagem associada à terceirização de serviços, existem outros benefícios relevantes que vamos explicar melhor adiante.
- Serviço especializado
As empresas que oferecem serviços terceirizados são especializadas e, por conta disso, aperfeiçoam os seus serviços e processos, o que garante a qualidade.
Além disso, essas empresas estão sempre buscando novas tecnologias que possam aprimorar ainda mais as soluções que oferecem.
- Otimização de tempo
A terceirização cria a possibilidade de dividir melhor o trabalho e, consequentemente, com uma maior fluidez nos processos, o que faz com que o tempo de entrega seja otimizado.
Todas as horas de trabalho que seriam empregadas na contratação de funcionários internos para os serviços terceirizados também entram nesse cálculo.
- Maior previsibilidade com gastos
Uma importante vantagem da terceirização de serviços é uma maior previsibilidade com custos.
Isso acontece porque todos os encargos trabalhistas imprevisíveis ficam sob responsabilidade da empresa parceira, já que os profissionais terceirizados não são funcionários internos da empresa.
Dessa maneira, existem menos preocupações com faltas, rescisões de contrato, férias e processos trabalhistas dos funcionários terceirizados.
Tudo isso proporciona um maior controle e previsibilidade do seu balanço financeiro, o que facilita o exercício da estratégia administrativa.
Desvantagens da terceirização de serviços
O sucesso da implantação da terceirização de serviços também vai depender muito do segmento em que a empresa atua e, antes de decidir terceirizar, é necessário elencar os prós e contras disso.
Abaixo elencamos algumas desvantagens que podem ajudar nesse processo de decisão de optar ou não pela terceirização.
- Controle de qualidade
A terceirização de serviços precisa seguir com rigor o padrão de qualidade que uma determinada empresa oferece, já que o contrário disso pode levar a insatisfação dos clientes.
Para evitar esse tipo de problema, a empresa que contrata serviços terceirizados precisa estar atenta ao controle de qualidade e acompanhar de perto as entregas.
- Falta de compromisso com os valores da empresa
Ao optar pela contratação de um profissional ou uma equipe terceirizada, esses profissionais podem ou não compartilhar dos mesmos valores e visão da empresa que os contratou.
Essa falta de sintonia pode ter algumas consequências, que vão desde conflitos até problemas com produtividade.
Após analisar as vantagens e as desvantagens da terceirização de serviços e o quanto ela pode reduzir custos, é importante pesquisar muito bem a empresa voltada para a terceirização.
Essa etapa é essencial, pois ajuda a entender se os serviços das terceirizadas se encaixam na fase atual que a empresa que demanda a terceirização está passando.
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