Quem nunca desejou conhecer aquela pessoa influente e bem-sucedida profissionalmente, visando conquistar melhores oportunidades para sua carreira? O tradicional networking, como são chamadas essas relações, já está sendo considerado algo superficial e ultrapassado.
A busca por ampliar a rede de contatos apenas para obter vantagens profissionais em troca, pode até ser útil a curto prazo e render alguns benefícios específicos. Entretanto, o networking não oferece a estabilidade que somente uma verdadeira teia de amizades possibilita.
E neste contexto, em contrapartida ao tradicional networking surge o conceito de netweaving, uma nova forma de estabelecer contatos e conexões.
Netweaving
Assim como a tecnologia progride rapidamente, nossas relações interpessoais também mudam e se adequam ao atual momento da sociedade. Hoje em dia, estabelecer relações superficiais, visando apenas um benefício pontual, não é mais tão interessante quanto já foi no passado. E é partindo deste pensamento que o netweaving vem se estabelecendo cada vez mais no ambiente corporativo.
Composto pelas palavras “net” (rede, em inglês) e “weave” (tecer, em inglês), o termo, que em tradução literal significa “rede de tecelões”, propõe uma nova forma de criar relações humanas no âmbito profissional. O velho networking individualista dá lugar a um netweaving coletivo.
Em outras palavras, praticar o netweaving significa estabelecer laços mais verdadeiros e profundos, livres de interesses pontuais e sem esperar nada em troca, priorizando as relações humanas sobre as materiais.
Essa nova forma menos pretensiosa de estabelecer contatos é benéfica para ambos os lados, independentemente da relação construída resultar em alguma vantagem ou não.
No netweaving a recompensa não importa. As conexões são formadas de maneira descompromissada, apenas com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos e sem o propósito de receber uma indicação ou emprego, por exemplo.
A maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam e trabalham evoluiu e como prova disso temos a grande aderência aos espaços de trabalho compartilhados chamados de coworkings. Como os profissionais de hoje em dia desejam cada vez mais compartilhar conhecimentos e expandir habilidades, muitos procuram adquirir essas experiências no ambiente de trabalho, dividindo o espaço com pessoas de diversas áreas.
É neste local, onde profissionais tão diferentes atuam juntos, que o netweaving mostra sua essência. Afinal, criar conexões compartilhando vivências e ajudando a solucionar problemas apenas pela satisfação de auxiliar o próximo — e sem intenção comercial a princípio — representa a evolução das relações de networking.
Essas conexões estabelecidas por meio do netweaving se mostram muito mais duradouras e saudáveis. Uma vez que, se aproximar de alguém sem expectativas de retorno evita o sentimento de frustração caso o novo contato não traga resultados materiais imediatos, remetendo ao antigo ditado que dizia “faça o bem sem olhar a quem”.
Se você deseja aumentar suas conexões, conhecer profissionais e experiências e explorar novos conhecimentos, já pensou em investir em um coworking? O ambiente especialmente voltado para facilitar interações e que reúne pessoas de diferentes áreas, facilita a criação de laços involuntários, porém verdadeiros.
Conheça o espaço compartilhado da BQ Escritórios e comece hoje mesmo a expandir seus relacionamentos profissionais através do netweaving, essa evolução do networking.