A Cidade Maravilhosa continua encantando seus moradores e turistas do mundo inteiro. Conhecido mundialmente por suas belezas naturais, o Rio de Janeiro é agora também a primeira Capital Mundial da Arquitetura.
Rico em paisagens espetaculares e lar de belíssimas obras da arquitetura, como o Museu de Arte Moderna, a Catedral, o Real Gabinete Português de Leitura, o Teatro Municipal, o Parque Lage, o Mosteiro de São Bento, assim como obras mais recentes, como a Cidade das Artes, o já premiado Museu do Amanhã, o Rio conseguiu deixar para trás Paris, na França, e Melbourne, na Austrália, e ser escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como a 1ª Capital Mundial da Arquitetura. Há alguns anos, a Unesco já tinha concedido à cidade o título de Patrimônio Cultural Mundial pelas paisagens cariocas.
O título representa que, além de sediar, em 2020, o Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), o município se responsabilizará em promover uma série de eventos relacionados às questões urbanas durante todo o ano em que se realizará o encontro. O Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) – entidade sediada em Paris – e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Pela primeira vez no país, o evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020 no Rio com atividades em locais diversos da região central da cidade, entre elas o Palácio Gustavo Capanema que deverá receber exposições, palestras e workshops. A expectativa é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem a cidade durante a realização do UIA2020Rio.
Além disso, o título é um reconhecimento ao passado arquitetônico, histórico e cultural da cidade e, acima de tudo, uma grande oportunidade de reflexão sobre o seu futuro urbanístico.
Parabéns Rio de Janeiro!